Tai, Hexagrama Paz: o início da Primavera

Hexagrama Tai

No I Ching, o Tratado sobre a Mutação, o Hexagrama Tai (Paz) corresponde à primeira Lua (mês) do ano do calendário chinês e marca o início da Primavera.

Nesse momento, o Céu (totalmente Yang), cujo movimento é ascendente, está sob a Terra (totalmente Yin), cujo movimento é descendente e, assim, naturalmente, o poder Criativo do Céu e o poder o Receptivo da Terra se unem.

Na Natureza, a qualidade deste momento de união da capacidade criativa do Céu com a capacidade de acolher e concretizar da Terra constitui a manifestação do recomeço de mais um ciclo anual, a que chamamos de Primavera.

 

Geometricamente, o Hexagrama Tai (Paz), que tem o Céu como Trigrama inferior e a Terra como Trigrama Superior, pode ser representado por um Céu (que é elemento Metal e, portanto, circular)  “dentro”  da Terra (que é elemento Terra e, portanto, quadrangular). Assim, temos:

Geometria Hexagrama Tai - Paz

Observando esta composição de um círculo (o Céu) dentro de um quadrado (a Terra), podemos identificar a representação do Luo Pan, ou Luo Jin, a bússola chinesa usada para fazer as medições que servem como base de cálculo do Feng Shui Tradicional.

Luo Jin

Assim é o Luo Pan, ou Luo Jin, a bússola chinesa usada no Feng Shui Tradicional – o Céu (círculo móvel, mutante),   “dentro”   da Terra (quadrado imóvel, estável), configurando os Desígnios Celestiais (do Tempo) se manifestando na Terra (Espaço).

Maria João Bastos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s