O encontro de duas buscadoras comprovou que duas cabeças pensam melhor do que uma e levou ao desejo de expandir esta experiência.
Artes do Tao é um espaço aberto à discussão, que tem como objetivo multiplicar a troca de conhecimento e experiência sobre as artes taoistas.
Somos todos bem-vindos!
.
Maria João Bastos, portuguesa, nasceu em Salvador (Ba, Brasil). Arquiteta (UFF – RJ), interessa-se pelas artes taoistas desde 1993. De 1999 a 2011 frequentou a Sociedade Taoista do Brasil (RJ) onde estudou Taoísmo, Ba Zhai (Oito Residências), Zi Wei Dou Shu (Astrologia Polar Taoísta), Xuan Kong Fei Xin (Estrelas Voadoras), I Ching Flor de Ameixeira, I Ching Clássico, e Xuan Kong Da Gua (Grandes Hexagramas) com o Mestre Wu Jyh Cherng e com Oscar Maron Filho, entre outros. Consultora desde 1997, trabalha com Arquitetura e Feng Shui Clássico (Kan Yu – Sistema San Yuan), I Ching Flor de Ameixeira (consultoria e grupos de estudo) e na produção manual de peças de autor usáveis (slow maker). Atualmente reside em Lisboa, Portugal, onde continua suas atividades de consultoria e seus estudos de I Ching Clássico (à distância) junto à Sociedade Taoista de São Paulo (SP), com Wagner Canalonga. Contatos por email (artesdotao@gmail.com) ou por WhatsApp (351 918843125). Atendimentos à distância ou em Lisboa e arredores.
Marta Hentzy, Bióloga pela UFRJ com especialização em Ecologia. Especialização em Fitoterapia clínica,Terapeuta floral pelo Instituto Edward Bach. Acupunturista; auriculoterapia pela Escola Huan Li Chun. Formação em Craniopuntura Yamamoto e Acupuntura Digital Trigramatica.
Frequentadora da Sociedade Taoísta de 1998 a 2010.
Praticante de Chi Kung, estudiosa de I Ching Flor de Ameixeira, origamista de coração. Pós- graduada em Terapias Naturais pela Unipaz. Pós graduação em Práticas Integrativas de Saúde.
Autora do e-book Argila, a cura que vem da terra.
Atendimentos no Rio e em Niterói.
Contatos por e-mail, artesdotao@gmail.com, ou pelo whatsapp 21-988645526
Pingback: I CHING – ESTUDO ORIENTADO INDIVIDUAL ONLINE (ou presencial) | Artes do Tao
Bom dia.Gostaria de agradecer a oportunidade de poder fazer um curso deste , de forma amis acessível, mas gostaria de colocar uma grande duvida.Se puder ser tÃo amável a me responder.Ja tive contato com duas profissionais que fizeram o Feng shui aqui de casa e me surgiu esta duvida pesquisando……Feng Shui Tradicional x Chapéu Preto
Feng Sui tradicional-Tradição de mais de 3.000 anos na China. Baseado em conhecimentos metafísicos milenares: I Ching, Taoísmo, astronomia e astrologia, calendários, magnetismo. Feng shui Chapeu preto-Criada pelo monge Thomas Lin Yun, nos anos 60. Lin Yun é o fundador da Seita do Chapéu Preto do Budismo Tântrico Tibetano, uma vertente do budismo não submetida ao Dalai Lama.
Chapeu preto-Ba Guá utilizado como ferramenta de interpretação, formado por trigramas e suas ricas associações a: números, direções, elementos, acidentes geográficos, membros da família, cores, partes do corpo, sabores, entre tantos outros.Chapeu preto Ba Guá simplificado, em que a cada direção corresponde uma área da vida: carreira, família, fama, etc.
Do Feng Shui tradicional-Posicionamento do Ba Guá seguindo a orientação dos Pontos Cardeais, usado como diagnóstico da energia básica, com a qual se relacionam as energias mais específicas de cada construção. Chapeu preto-Posicionamento do Ba Guá sempre seguindo o alinhamento da porta de entrada, independentemente da direção dos Pontos Cardeais.
Tradicional-Considera o fator tempo, através dos diferentes ciclos energéticos, na análise. Cada imóvel possui um padrão energético específico. Chapeu preto- Desconsidera qualquer variação de padrões energéticos ao longo do tempo. O padrão de distribuição das energias é fixo.
Tradicional-Classifica os objetos, do próprio local ou novos objetos, segundo seus padrões energéticos – teoria dos 5 Elementos – e os utiliza para equilibrar o fluxo do Chi. Chapeu preto-Utiliza objetos de cura pré-determinados, como bolas de cristal, sinos de vento, espelhos, baguás, flautas, vasos chineses, envelopes vermelhos.
Tradicional-Baseado em conceitos filosóficos e metafísicos, sem caráter religioso.Chapeu preto-Utiliza cerimônias de limpeza e cura provenientes do Budismo Tântrico Tibetano.
Tradicional-Analisa as energias do Universo, visando o posicionamento adequado no tempo-espaço. Visão holística de integração do Homem com a Natureza e o Universo. Utiliza a força do pensamento para moldar a energia.Chapeu preto- Homem como centro de influência máxima em relação às energias do Universo.
Seria isto mesmo?
Grata pela atenção dispensada.
Agradeceria muitissimo se puder me esclarecer.
Elizabeth,
Estudei e trabalhei com a técnica de Lin Yun durante alguns anos (até estudar com meu Mestre Wu Jhy Cherng – “Ao Mestre”) e sou muito grata pela divulgação que essa técnica fez do tema “Feng Shui” aqui no Brasil, tema esse que, até então, ao menos para mim, era algo desconhecido. Foi graças a essa divulgação que consegui chegar a estudar Kan Yu que, como o estudo do I Ching, é desafio de uma vida (já que não há como ser de várias vidas…! rsrsrsr).
Mas desde o momento em que tive a oportunidade de estudar Kan Yu (Feng Shui Tradicional) entendi perfeitamente o ponto de vista de quem trabalha com Feng Shui Tradicional: “o que Lin Yun ensina não é Feng Shui”. Este é um tema polêmico (para quem não estudou Feng Shui Tradicional…), e não pretendo aqui tecer maiores considerações sobre o que Lin Yun ensina…
Mas quando você coloca diferentes considerações sobre “Feng Shui Tradicional” é conveniente manter em mente que, quanto ao termo “Feng Shui”, não estamos diante de uma técnica específica, mas diante de uma abordagem sobre o tema do homem inserido numa possibilidade infinita, mas calculável, de circunstâncias espaço-temporais. Esse tema é estudado há muitos séculos e em diferentes culturas, com diferentes graus de profundidade. Na China este estudo evoluiu através de inúmeras Escolas, cada uma delas com diferentes técnicas a que se chama, genericamente, de “Feng Shui”…
O tema é, portanto, muito vasto, mas espero ter oferecido uma breve contribuição para a sua pesquisa. Talvez também seja do seu interesse três posts que publiquei sobre o assunto “Feng Shui”:
“Feng Shui: origem, diferentes abordagens e sistemas”
“Kan Yü, o Feng Shui Tradicional”
“Entre a Terra e o Céu”
Maria João Bastos
Pingback: Cursos e Oficinas | Artes do Tao
Como posso conseguir o e-book Argila da Marta Hentzy? Aonde se encontra disponível?
No site da amazon.com
Parabéns pela iniciativa! Muito sucesso ao blog.
🙂
:). Gratas.
Parabens Marta adorei a novidade.Bela parceria.Já estou divulgando o Blog tudo de Bom…
Bjs carinho e luz.
Ola Tonia!Grata,bjs
Adorei tb, mais um espaço para compartilhar e estreitar contato.
Sucesso !!
Obrigado.Bem-vindo!
Seja bem-vinda!
Maria Joaõ, parabéns pelo blog. Gostei de saber dos desdobramentos dos teus trabalhos no TAO. E muito pertinente esta parceria com a Marta. Não a conheço mas achei interessante a ligação dela com a UNIPAZ,, Já que conheço um pouco da filosofia dessa intituição e do trabalho do Pierre Weil.Tenho umaamiga de infância que foi uma das fundadoras da Unipaz de Floripa e que agora está muito ativa na diretoria da Unipaz de Brasilia.
Obrigada, Sonia! Fico feliz de lhe encontrar aqui!
Adorei! 😀 Vcs estão de parabéns!
Obrigada, Roberta! E Bom Ano da Serpente!