Quem Somos

O encontro de duas buscadoras comprovou que duas cabeças pensam melhor do que uma e levou ao desejo de expandir esta experiência.

Artes do Tao é um espaço aberto à discussão, que tem como objetivo multiplicar a troca de conhecimento e experiência sobre as artes taoistas.

Somos todos bem-vindos!

.

 

euzinha-atual-faceMaria João Bastos, portuguesa, nasceu em Salvador, Bahia, Brasil. Arquiteta (UFF), estuda as tradições orientais desde 1993. Em 1997 fez contato com o Feng Shui da Seita do Chapéu Negro do Budismo Tântrico Tibetano e participou de uma peregrinação de estudo à China. Consultora (Seita do Chapéu Negro) até 2000, orientou grupos de estudo em diversas cidades, realizou oficinas e palestras, publicou artigos e lançou o livro Feng Shui no Paisagismo – Harmonizando o Jardim. Desde 2000 frequenta a Sociedade Taoista do Brasil, onde estudou Taoísmo, Ba Zhai (Oito Residências), Zi Wei Dou Su (Astrologia Taoista), Xuan Kong Fei Xin (Estrelas Voadoras), I Ching Flor de Ameixeira, I Ching Clássico, e Xuan Kong Da Gua (Grandes Hexagramas). Consultora de Kan Yu desde 2000, trabalha atualmente com Arquitetura e Feng Shui (Sistema San Yuan), I Ching Flor de Ameixeira (consultoria e cursos) e pratica origami.

img_1499Marta Hentzy, Bióloga pela UFRJ, com especialização em Ecologia. Homeopata e Acupunturista . Auriculoterapia pela Escola Huan Li Chun, especialização em Craniopuntura. Praticante de Chi Kung, estudiosa de I Ching Flor de Ameixeira, origamista de coração. Pós- graduada em Terapias Naturais pela Unipaz. Autora do e-book Argila, a cura que vem da terra. Atendimentos no Rio e em Niterói. Contatos in box pelo Facebook: Marta Hentzy Terapias Naturais.

18 ideias sobre “Quem Somos

  1. Pingback: I CHING – ESTUDO ORIENTADO INDIVIDUAL ONLINE (ou presencial) | Artes do Tao

  2. elizabeth

    Bom dia.Gostaria de agradecer a oportunidade de poder fazer um curso deste , de forma amis acessível, mas gostaria de colocar uma grande duvida.Se puder ser tÃo amável a me responder.Ja tive contato com duas profissionais que fizeram o Feng shui aqui de casa e me surgiu esta duvida pesquisando……Feng Shui Tradicional x Chapéu Preto
    Feng Sui tradicional-Tradição de mais de 3.000 anos na China. Baseado em conhecimentos metafísicos milenares: I Ching, Taoísmo, astronomia e astrologia, calendários, magnetismo. Feng shui Chapeu preto-Criada pelo monge Thomas Lin Yun, nos anos 60. Lin Yun é o fundador da Seita do Chapéu Preto do Budismo Tântrico Tibetano, uma vertente do budismo não submetida ao Dalai Lama.
    Chapeu preto-Ba Guá utilizado como ferramenta de interpretação, formado por trigramas e suas ricas associações a: números, direções, elementos, acidentes geográficos, membros da família, cores, partes do corpo, sabores, entre tantos outros.Chapeu preto Ba Guá simplificado, em que a cada direção corresponde uma área da vida: carreira, família, fama, etc.
    Do Feng Shui tradicional-Posicionamento do Ba Guá seguindo a orientação dos Pontos Cardeais, usado como diagnóstico da energia básica, com a qual se relacionam as energias mais específicas de cada construção. Chapeu preto-Posicionamento do Ba Guá sempre seguindo o alinhamento da porta de entrada, independentemente da direção dos Pontos Cardeais.
    Tradicional-Considera o fator tempo, através dos diferentes ciclos energéticos, na análise. Cada imóvel possui um padrão energético específico. Chapeu preto- Desconsidera qualquer variação de padrões energéticos ao longo do tempo. O padrão de distribuição das energias é fixo.
    Tradicional-Classifica os objetos, do próprio local ou novos objetos, segundo seus padrões energéticos – teoria dos 5 Elementos – e os utiliza para equilibrar o fluxo do Chi. Chapeu preto-Utiliza objetos de cura pré-determinados, como bolas de cristal, sinos de vento, espelhos, baguás, flautas, vasos chineses, envelopes vermelhos.
    Tradicional-Baseado em conceitos filosóficos e metafísicos, sem caráter religioso.Chapeu preto-Utiliza cerimônias de limpeza e cura provenientes do Budismo Tântrico Tibetano.
    Tradicional-Analisa as energias do Universo, visando o posicionamento adequado no tempo-espaço. Visão holística de integração do Homem com a Natureza e o Universo. Utiliza a força do pensamento para moldar a energia.Chapeu preto- Homem como centro de influência máxima em relação às energias do Universo.
    Seria isto mesmo?
    Grata pela atenção dispensada.
    Agradeceria muitissimo se puder me esclarecer.

    Resposta
    1. artesdotao Autor do post

      Elizabeth,
      Estudei e trabalhei com a técnica de Lin Yun durante alguns anos (até estudar com meu Mestre Wu Jhy Cherng – “Ao Mestre”) e sou muito grata pela divulgação que essa técnica fez do tema “Feng Shui” aqui no Brasil, tema esse que, até então, ao menos para mim, era algo desconhecido. Foi graças a essa divulgação que consegui chegar a estudar Kan Yu que, como o estudo do I Ching, é desafio de uma vida (já que não há como ser de várias vidas…! rsrsrsr).

      Mas desde o momento em que tive a oportunidade de estudar Kan Yu (Feng Shui Tradicional) entendi perfeitamente o ponto de vista de quem trabalha com Feng Shui Tradicional: “o que Lin Yun ensina não é Feng Shui”. Este é um tema polêmico (para quem não estudou Feng Shui Tradicional…), e não pretendo aqui tecer maiores considerações sobre o que Lin Yun ensina…

      Mas quando você coloca diferentes considerações sobre “Feng Shui Tradicional” é conveniente manter em mente que, quanto ao termo “Feng Shui”, não estamos diante de uma técnica específica, mas diante de uma abordagem sobre o tema do homem inserido numa possibilidade infinita, mas calculável, de circunstâncias espaço-temporais. Esse tema é estudado há muitos séculos e em diferentes culturas, com diferentes graus de profundidade. Na China este estudo evoluiu através de inúmeras Escolas, cada uma delas com diferentes técnicas a que se chama, genericamente, de “Feng Shui”…

      O tema é, portanto, muito vasto, mas espero ter oferecido uma breve contribuição para a sua pesquisa. Talvez também seja do seu interesse três posts que publiquei sobre o assunto “Feng Shui”:
      “Feng Shui: origem, diferentes abordagens e sistemas”
      “Kan Yü, o Feng Shui Tradicional”
      “Entre a Terra e o Céu”

      Maria João Bastos

      Resposta
  3. Pingback: Cursos e Oficinas | Artes do Tao

  4. Sonia

    Maria Joaõ, parabéns pelo blog. Gostei de saber dos desdobramentos dos teus trabalhos no TAO. E muito pertinente esta parceria com a Marta. Não a conheço mas achei interessante a ligação dela com a UNIPAZ,, Já que conheço um pouco da filosofia dessa intituição e do trabalho do Pierre Weil.Tenho umaamiga de infância que foi uma das fundadoras da Unipaz de Floripa e que agora está muito ativa na diretoria da Unipaz de Brasilia.

    Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s