Acupuntura

ZHENGJIU (agulha e moxa)

ZHENGJIU (agulha e moxa)

Uma abordagem diferente, uma outra Racionalidade Medica.

    A Acupuntura pertence a um dos 8 Ramos das Artes Chinesas da Cura, junto com I Ching e Astrologia,  Meditação, Tai chi e Qi gong, Dietetica, Fitoterapia, Feng Shui e Tui na. O termo foi criado no Ocidente por Souliè de Morant (1878-1955), diplomata frances que estudou Medicina Tradicional Chinesa e traduziu do chines o termo ZHENGJIU (agulha e moxa) para Acupuntura, acu (punção) e puncuture (pontiagudo). A Medicina Chinesa, ZONG YU (Zong = país do centro,   Yu = medicina) tem origem com o Tratado Huang Di Nei Ching e, de acordo com sua filosofia, e os modelos de Yin/Yang e 5 Elementos, uma pessoa tem boa saude quando consegue harmonizar seu fluxo de energia em sincronia com o meio ambiente e a natureza.

                                   A punção de finas agulhas em pontos de canais  (meridianos) dessa energia Qi é um dos meios de restabelecer o livre fluxo dessa energia. O uso de Moxabustão (bastão de folhas de Artemisia e outras ervas) é o metodo de restabelecer esse fluxo por intermedio de calor.

 “A chave para a efetiva medicina é determinar a causa e restabelecer o fluxo do Qi original do corpo. Estudando bem os antigos classicos médicos. Procurando o correto principio de tratamento e usar sua cura com todo cuidado e atenção. Conduzir a si mesmo com a mais alta virtude e sempre ter compaixão com seus pacientes. Neste Caminho você poderá ter sucesso nas suas curas e nunca causar um mau procedimento. Este é o Caminho dos doutores sábios. “

in Huang Di Nei Ching

9536938-acupuncture-needle-and-moxibustion

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s