Aqueles a quem chamamos de Sábios

“Lao-tzu disse:wu wei

Aqueles a quem chamamos de sábios repousam pacificamente nos seus lugares de acordo com o tempo e gozam o seu trabalho como sendo apropriado para a sua idade.

Tristeza e felicidade são desvios da virtude; o gostar e o desgostar são sobrecargas da mente; alegria e cólera são excessos no caminho.

Portanto o seu nascimento é a ação da natureza e a sua morte é a transformação das coisas.

Quando estiveres tranquilo, estarás mergulhado na qualidade das trevas. Quando estiveres ativo, estarás na mesma onda que a luz.

Sendo assim a mente é o mestre da forma, o espírito é a jóia da mente. Quando o corpo é trabalhado sem descanso, ele entra em colapso; quando a vitalidade é usada sem repouso, ela é exaurida. Portanto, os sábios que estão atentos a isso não ousam ser excesssivos.

Eles usam o não-ser para responder ao ser, e estão certos de que encontrarão a razão; eles usam o vazio para receber a plenitude, e estão certos de que encontrarão a medida das coisas. Eles passam a vida em pacifica e numa aberta calma, não alienando quem quer que seja nem se apegando a ninguém.

Ao abraçarem a virtude, eles são calorosos e harmoniosos, seguindo deste modo a Natureza e encontrando o Caminho, e estando perto da Virtude. Eles não começam nada procurando lucro ou algo que possa causar mal. A morte e a vida não casam mudanças no ser (eu), eis o espiritual. Com o espírito qualquer coisa que se busca pode ser encontrada, e tudo que é feito pode ser realizado.”

(in o Espírito do Tao, Wen-Tzu, Org. Thomas Cleary)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s