Os Wu Hsing ou 5 Movimentos da Mutação entre Yin – Yang estão presentes em todas as Artes Taoistas. No Qi Gong eles se apresentam da seguinte maneira:
Madeira: é a energia da Primavera, o inicio de um novo processo, o crescimento, e assim como o vento ele possui um movimento suave. Se manifesta em todo movimento que se inicia, com as bases bem enraizadas no solo e a parte superior do corpo flexivel.
Fogo: é a energia do Verão, pura energia Yang , a expansão do Movimento.
Terra: estável, o Centro, o Vazio repleto de possibilidades, o periodo entre as estações. Momento da prática que sustenta e traz solidez . Quando retornamos ao Centro, ao Tan Tien.
Metal: é a energia do Outono, é a propria respiração, quando tomamos contato com o ar, como respiramos, como fazemos nossas “trocas “.
Água: a energia do Inverno, do recolhimento. Representa todo movimento que esta prestes a começar ou terminar, o Wu Qi, o potencial latente, a semente que vai germinar. O momento Yin de estar receptivo, maleável.
E assim sucessivamente… A partir da quietude interior da Água, nos enraizamos na Madeira, para podermos chegar aos primeiros movimentos do Fogo, centrados na nossa Terra, respirando com a harmonia do Metal e assim conduzirmos nossa prática.