Os Movimentos da Natureza

estações do ano“Céu produz Qi. Terra gera forma. Céu regula as quatro estações. Na Terra as transformações dos Cinco Elementos representam as mudanças do yin e do yang. Yang sobe para produzir o céu, enquanto Yin desce para formar a Terra. Esse movimento ajuda a criar o ritmo das estações e o tempo muda, permitindo às coisas terrestres manifestarem o nascimento na primavera, crescimento no verão, amadurecimento no outono, e recolhimento no inverno. Possuindo esse conhecimento, as pessoas podem coordenar suas atividades de acordo com esse ciclo e se beneficiando dele, pois a vida humana esta interconectada com este meio ambiente, céu e terra.”

“Na natureza, nós temos as quatro estações e cinco transformações energeticas: madeira, fogo, terra, metal e agua. Suas mudanças e transformações produzem vento, calor, umidade, secura e frio. No corpo humano se manifestam como os orgãos, Zang: figado, coração, baço, pulmões e rins.”

Estes  textos, retirados do Huang Di Nei Jing Su Wen, mostram um pouco da importancia das manifestações da Natureza em toda a vida na Terra para o pensamento chines. A saúde humana não foge a essa regra, ela estará presente no nosso corpo , nas nossas emoções, fases da vida, alimentos, habitação. Mas não só os chineses tiveram esse olhar da presença da madeira, fogo, terra, metal e agua na manifestação da vida. Na historia da humanidade várias culturas incluiram esses elementos nas suas tradições, sejam filosoficas ou medicinais. Hipocrates mesmo os usou em sua medicina. Assim como Galeno, Empédocles, etc.

É a compreensão dessas alternancias do Yin e do Yang, desses Ciclos de Movimentos que se alternam, geram e controlam que vai dar fundamento a Arte da Cura, na Medicina Tradicional Chinesa, seja pela aupuntura, moxabustão, ventosa, fitoterapia, dieta ou  massagens . Esse movimento dinamico e interligado vai estar presente nas cores, nos sabores, no nosso Ciclo biologico.cinco movimentos

“Sem entender as metáforas presentes na natureza e no ser humano não se consegue efetivamente prever ou tratar as doenças. Em um tratamento, quando se negligencia as mudanças sazonais e falha ao reconhecer a geografia, o meio ambiente, os 5 movimentos e sua transformação, se olha apenas um grande quadro e o tratamento não tera sucesso. Esta é a importancia do “yin shi ying di”: agir de acordo com a dieta local, estação do ano, tempo, geografia, constituição individual, idade e sexo.”      

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s