A Tangerina, o Ano Novo e a Medicina Chinesa

A Mandarin Orange, Gan Jú, é abundante nessa época do ano na China, quando se dá o Festival de Primavera e a passagem do Ano Novo chinês. A China é um dos maiores produtores mundiais da fruta, que é vendida em todos os lugares nesse período.

É um dos símbolos da sorte durante as celebrações de Ano Novo. Caixas e cestas são ofertadas a familiares e amigos, mini árvores enfeitadas com envelopes vermelhos e dourados contendo dizeres de boa sorte e prosperidade são colocadas nas portas das casas e do comércio.

Planta rica em flavonóides, antioxidantes, vitamina C, pectina, impede a oxidação do colesterol “ruim” diminuindo o excesso de colesterol no sangue. Rica em potássio, ajuda no controle da pressão arterial. Possui grande quantidade de fibras, atuando como prebiótico.

Na Medicina Tradicional Chinesa todas as partes da Citrus reticulata são utilizadas, flores, folhas, sementes, fruto e casca do fruto e seu óleo. Sendo que cada uma tem funções e propriedades próprias. Na Fitoterapia Chinesa está classificada na Categoria de Ervas que promovem a Circulação de Qi, De ação nos Pulmões, Baço e Estômago, sendo muito utilizada. Usar com cuidado quando a língua é vermelha.

O fruto, Jú Guo, tem sabor doce e azedo e natureza fresca e refrescante. Nutre o Yin e regenera os fluidos orgânicos. Em forma de suco ou descascado é usado no tratamento do acúmulo de Qi no peito e diafragma por secura gerando tosse seca, sede e boca seca.

A semente, Jú Zi, é neutra e amarga. Promove a Circulação de Qi, dissolve acúmulos e resolve a dor.

A folha, Jú Te, pode ser usada na forma de chá, sendo bastante digestiva.

A casca do fruto, Chen Pi, é amornante, picante e amarga. Melhora a digestão, promove o apetite. Resolve a umidade e transforma a fleuma, nós casos de náuseas, vômitos, plenitude abdominal, tosse com catarro, cefaléia em peso, dispnéia por excesso de muco. Ajuda a diminuir os níveis de cortisol auxiliando no tratamento de ansiedade e stress.

Já o óleo essencial é rico em pineno, limoneno, linalol, geraniol, timol, terpineno, entre outros. É extraído do fruto e tem ação antiespasmodica, antisséptica, digestiva e sedativa. Muito usado em casos de tensão nervosa, ansiedade, insônia e depressão.

Marta Hentzy

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s