O que a Acupuntura não é. ..

Quando pensamos em criar o Artes do Tao a intenção era estabelecer um espaço de discussão e troca de conhecimento e experiências sobre as artes taoistas.

Tenho postado textos sobre a Medicina Tradicional Chinesa e um de seus ramos, a Acupuntura. Ultimamente tenho recebido perguntas sobre “novas técnicas de acupuntura” tais como acupuntura sem agulhas, técnicas quânticas  semelhantes a acupuntura… Além disso li na internet perguntas se cristãos podem se tratar com acupuntura e algumas afirmações de que não é possivel já que acupuntura é coisa do demônio criada por uma seita que se chama taoismo.

Então, vamos por partes já que acupuntura não é nada disso.

Taoismo, segundo a Sociedade Taoista do Brasil – http://www.sociedadetaoista.com.br – é uma tradição filosófica e religiosa asiática que busca compreender a dinâmica da vida. Possui várias escolas e a Medicina Tradicional Chinesa, da qual a Acupuntura faz parte, pertence à Escola Zhan Yuan que inclui trabalhos de cura e estudos do I Ching.

O nome em chinês é Zheng jiu, que significa agulha e moxa, e não consiste simplesmente em se colocar agulhas no corpo.  A Medicina Tradicional Chinesa é uma Racionalidade Médica, assim como a Medicina Ayurvedica, a Medicina Antroposofica, a Homeopatia  e a Medicina tal como conhecemos no Ocidente. Logo, para se enquadrar nesta definição a M.T.C.  é um sistema médico complexo, estruturada em fundamentos : uma Cosmologia, uma Doutrina médica, uma Morfologia do corpo humano, uma Fisiologia ou dinâmica vital humana, um Sistema de diagnósticos e um Sistema de intervenção terapeutica.

 “Todo sistema médico complexo é, portanto, uma Racionalidade Médica.” ( Racionalidades Médicas Ufjf).

Espaço aberto a trocas.

Marta Hentzy

3 ideias sobre “O que a Acupuntura não é. ..

  1. Eduardo

    Gostaria de dar meu comentário: sou uma pessoa que faz acupuntura toda semana. Toda semana. Converso com o acupunturista e, no exame do pulso ele sempre acerta o meu estado físico e emocional e coloca as agulhas com base no diagnóstico. Sinto-me melhor e conseguindo manter um estado de equilíbrio e saúde.
    A acupuntura não é uma invenção. É uma realidade que tem trazido benefícios para milhões de pessoas no mundo todo. Não podemos dar ouvidos aos que negam essa criação chinesa.

    Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s