O exame do pulso na Medicina Tradicional Chinesa

Na minha prática clinica um fato recorrente que observo é a estranheza com que me olham quando vou analisar o pulso do cliente, quase todos me indagam se seu batimento cardíaco está “normal”.

Diagnosticar onde reside o desequilíbrio de energia é precisar onde se devem aplicar as agulhas e qual terapêutica seguir. Para a Medicina Tradicional Chinesa a pulsação não é um indício de como anda o batimento cardíaco. A análise do pulso confirma o diagnóstico e ajuda a descobrir outros distúrbios além de monitorar o tratamento. Ali se refletem as energias de todo o corpo, basta tocar com as pontas dos dedos e buscar, é necessário muito treino além de paciência e tranquilidade pois é muito subjetivo o que se busca.

O método consiste em pressionar uniformemente com os dedos indicador, médio e anelar nas posições cun, guan e chi. A pulsologia avalia a qualidade e quantidade de energia dentro dos meridianos e a interação entre eles, além de avaliar se o quadro é Yin ou Yang, pelo toque o profissional sente o que está acontecendo com a energia daquela pessoa, sistematizando as características de cada pulso, identificando e descrevendo sua natureza e avaliando quais as situações patológicas envolvidas e ajudar a proceder o diagnóstico.

Tocando primeiro levemente e aprofundando, sentindo do mais superficial ao nível da pele até o mais profundo ao sentir o osso rádio. Primeiro pressão leve, passando a moderada e profunda em cada uma das três posições, alternar, comparar o pulso esquerdo com o direito, buscando as nuances e variações, o movimento do Qi.

 

images (19)                                                                                                                                   Marta Hentzy

Uma ideia sobre “O exame do pulso na Medicina Tradicional Chinesa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s