Ano Bing Shen – Ano Macaco de Fogo

macaco dourado chinêsDia 08 de Fevereiro de 2016 será o 1° dia do ano taoista 4.713, denominado ano Bing Shen, popularmente conhecido como ano Macaco de Fogo, que terminará no dia 27 de Janeiro de 2017 do calendário gregoriano.

Bing, o Tronco Celeste anual (de natureza Fogo Yang) e Shen, o Ramo Terrestre anual (de natureza Metal Yang) são energias que se relacionam produzindo estresse e desgaste, indicando que o período será algo tenso, ainda que menos precipitado e violento do que o ano anterior, já que a “estrela” (signo energético) regente do Feng Shui deste ano, mais suave e receptiva (de natureza Terra) traz maior possibilidade de abertura, tolerância e conciliação do que aquela do ano anterior (de natureza Madeira – explosiva, impulsiva e belicosa).

No corpo humano, esta composição energética não favorece as questões de saúde: incentiva o aparecimento de doenças relacionadas aos sistemas circulatório e respiratório, ao intestino delgado e à pele, e propicia as inflamações e as doenças contagiosas. Na natureza, ela se expressa através de eventuais acidentes que tenham relação com fogo, tornados e explosões.

Mas a qualidade energética do ano Macaco de Fogo também pode favorecer a aceitação, a benevolência e a igualdade, que são igualmente manifestações da energia Terra da estrela regente anual. Cabe a cada um de nós buscar uma maior abrangência interior e manifestar a mesma grandiosidade e receptividade com que este planeta de todos os seres nos recebe, abriga e alimenta. Que venha Bing Shen, então!

Maria João Bastos

5 ideias sobre “Ano Bing Shen – Ano Macaco de Fogo

  1. Pingback: Ano Velho – Ano Novo: a Mutação, sempre! | Artes do Tao

  2. Alexandre Gameiro

    Caríssimas,

    Muito bacanas as informações sobre o ano do macaco, que estão com um viés bem particular, diferente das previsões pasteurizadas que tenho visto por aí. Parabéns pelo post simples e objetivo.

    Gostaria de aproveitar para indicar dois textos muito completos a respeito do calendário e do ano novo chinês:

    http://www.suntzulives.com/2014/12/tradicional-calendario-chines-ciclo-sexagenario.html
    http://www.suntzulives.com/2015/12/ano-novo-chines-e-o-aniversario-de-todos-os-cachorros.html

    Espero que seja um bom complemento ao texto de vocês.

    Grande abraço e um feliz 2016.

    Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s