A Personalidade Equilibrada

chen-yin-yang1.jpgEm termos de virtudes sociais, a natureza da água corresponde à sabedoria, a natureza do fogo corresponde à cortesia, a natureza da madeira corresponde à benevolência, a natureza do metal corresponde à probidade, a natureza da terra corresponde à confiabilidade. Numa personalidade equilibrada, essas cinco naturezas devem ser aptas a produzir e a controlar umas às outras.

A sabedoria deve ser capaz de produzir a benevolência. A benevolência deve ser capaz de produzir a cortesia. A cortesia deve ser capaz de produzir a confiabilidade. A confiabilidade deve ser capaz de produzir a probidade. A probidade deve ser capaz de produzir a sabedoria.

A sabedoria deve controlar a cortesia. A cortesia deve controlar a probidade. A probidade deve controlar a confiabilidade. A confiabilidade deve controlar a sabedoria.

Quando as cinco naturezas produzem e controlam umas às outras assim num círculo contínuo, então nenhum elemento da personalidade irá dominar; eles todos interagem, equilibrando-se uns aos outros, resultando daí a complementação existente das cinco naturezas.

Aqueles que conhecem isto verdadeiramente compreendem o desígnio último; e então quando a eles se fala das sutilezas dos cinco mistérios, eles são capazes de compreender em si mesmos essas sutilezas.

 

in  O Espírito do Tao, org. Thomas Cleary, Ed. Rocco

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s