Histórias de Shao Yung

inverno chinês

 

Véspera de Ano Novo

 

Em uma véspera de Ano Novo, Shao Yung e seu filho ouviram uma única pancada na porta. Era um vizinho que queria pedir alguma coisa emprestada. Mestre Shao pediu a seu filho para prever o que o vizinho iria pedir emprestado.

Usando a única batida na porta, o filho calculou Qian como trigrama superior. Qian significa metal e algo curto. A partir da hora, dia, mês e ano ele calculou o número 5, que é Xun. Este seria o trigrama inferior. Xun significa madeira e representa algo longo. Portanto, o filho previu que o vizinho iria pedir emprestado algo curto, de metal (trigrama superior) em um cabo longo de madeira (trigrama inferior) . ” Uma enxada “, disse o filho.

” Não”, disse Shao Yung . “Ele quer pedir um machado”.

O vizinho entrou e pediu emprestado um machado para cortar lenha para a sua lareira. Depois que o vizinho foi embora, o filho de Shao Yung perguntou-lhe como ele sabia que o vizinho queria pedir emprestado um machado, e não uma enxada.

Shao Yung sorriu e disse : “Quando consultar o Oráculo, você tem de considerar o momento e a circunstância. Agora, o tempo está frio e a terra está coberta de neve. Como alguém poderia usar uma enxada na véspera do Ano Novo? Eu sabia que ele precisava de um machado, porque na véspera do Ano Novo é costume acender a lareira”.

Ao consultar o Oráculo você não deve usar apenas seu conhecimento e experiência; você deve aplicar o seu conhecimento e experiência dentro da circunstância particular da questão.

 in I Ching Numerology – Histórias sobre Shao Yung, Da Liu

Uma ideia sobre “Histórias de Shao Yung

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s