Qi Gong – Abraçar a Arvore

arvoreZhan Zhuang Qi Gong, “Em pé como uma arvore”, é uma prática muito simples e muito antiga criada há mais de 2 mil anos. Consiste de movimentos para gerar e captar o Qi, mantendo o corpo aparentemente imóvel como uma arvore, onde os pés são como as raizes , os braços como os galhos e a cabeça como a copa, mas internamente, via respiração e concentração acontece uma profunda alquimia exercitando o corpo e a mente. Comece aos poucos, se mantendo por 2 minutos em cada postura e vá aos poucos aumentando o tempo de acordo com suas condições fisicas, lembrando que o importante é manter a continuidade da prática.

A postura inicial é a de Wu Qi, lembra de um post anterior? Se não lembrar de uma olhada lá Wu Chitrás. O corpo deve estar relaxado, sem rigidez muscular, para um melhor fluxo do Qi.

A partir da postura Wu Qi vamos então primeiro ativar o Qi: expirando eleve os braços até a altura dos ombros pela frente do corpo, com as palmas das mãos voltadas para baixo. Inspirando vá baixando os braços ate passarem um pouco para trás da linha do quadril. O movimento acontece de forma pendular com todo o corpo relaxado.

Agora, inspirando eleve os braços lateralmente ao corpo fazendo um angulo de 90 graus e expirando deixe-os bater nas coxas e pouse as mãos ai uns segundos ate nova respiração, expandindo e despertando o Qi.

Na terceira postura você vai dividir a polaridade para regular seu Yin e Yang: inspire transferindo o peso do corpo para a perna esquerda, flexionando o joelho direito a 90 graus e tirando o pé direito do chão. Visualize o lado esquerdo de seu corpo frio e escuro. Expire ao devolver o pé direito ao chão. Repita o movimento com a perna direita, levantando o pé esquerdo do chão e visualizando este lado quente e claro.

Descanse um pouco, respirando com as mãos sobre o Tan Tien, relaxe depois em Wu Qi. Agora vamos continuar, a proxima postura é a da Esfera dourada: leve as mãos à frente do seu corpo até a altura do Tan Tien com as palmas voltadas para o seu corpo, como se estivesse segurando uma esfera de luz entre seus braços, flexionando levemente as pernas e mantendo todo o corpo relaxado e a respiração fluindo naturalmente. Depois de alguns minutos leve as mãos ao Tan Tien e relaxe.postura

Partindo então da postura Wu Qi leve as mãos à frente do corpo e voltadas para você até o ponto Shanzhong VC17 localizado entre os mamilos como se fosse abraçar uma arvore.Os braços devem estar relaxados, os cotovelos mais baixos que ombros e pulsos , as pernas levemente flexionadas e o corpo no eixo.postura da arvore

Quando achar que é hora volte para a postura com as mãos no Tan Tien e relaxe até passar para a próxima: partindo de Wu Qi eleve os braços até as mãos ficarem na altura das orelhas, com os cotovelos fletidos e as palmas viradas para frente. Flexione os joelhos e imagine a energia Yang entrando pelo alto da cabeça no ponto Bai Hui VG20 e pela ponta do dedo medio pelo ponto Zhong Chong PC9.

Relaxe abraçando o Tan Tien e vá então para a ultima postura: partindo de Wu Qi eleve os braços lateralmente ao corpo com as palmas das mãos voltadas para baixo, alinhadas aos cotovelos e ombros e paralelas ao chão. Flexione os joelhos, imagine um balão embaixo das mãos e a energia Yin subindo pelo meio da planta dos pés no ponto Yong Guan R1, pelo perineo no ponto Hui Yin VC1 e pelo meio das palmas das mãos no ponto Lao Gong PC8.

Volte as mãos ao Tan Tien. Caso voce tenha alguma parte do corpo com dor ou com alguma dificuldade leve suas mãos até lá pois elas estarão cheias de Qi. Você também pode terminar a prática fazendo uma automassagem.

Boa prática!  Dê um retorno!

Marta Hentzy

Anúncios

4 ideias sobre “Qi Gong – Abraçar a Arvore

  1. Ana Letícia

    Boa tarde! Gosto muito da página 🙂 Vocês tem algum vídeo para indicar? Adoraria visualizar essa prática para experimentar com mais segurança, não sei se fui bem sucedida na minha tentativa. Obrigada e continuem com suas ótimas publicações!

    Resposta
    1. artesdotao Autor do post

      Olá Ana Leticia!No you tube tem muitos videos de chi kung, mas sobre o da postura de abraçar a arvore existem muito poucos e geralmente só mostrando a postura final. O ideal mesmo é buscar um mestre…

      Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s