Sobre a Arte de Inserir

inserir

Arte, do latim “ars”, do grego “tékne”. Para Aristóteles “poiésis” : criação, saber fazer.

Inserir, do latim  “inserere” : introduzir, penetrar.

Acupuntura, do latim “acus” : agulha +” punctura” – puncionar: inserir um instrumento pontudo de metal para furar.

Mas para ser Arte deve-se ir além da técnica. Como o Arqueiro, que não deve focar no alvo, mas sim se “tornar um” com o arco e soltar a flecha para além do alvo. Ou como o pintor, que não foca no quadro pronto e sim se “torna um” com o pincel e extravassa as cores das tintas. A técnica sem intuição, sem sensibilidade, sem muito praticar, não se transforma em Arte.

Acupuntura é um termo criado por Soulié de Morant ao escrever seu livro sobre a técnica, Zheng  Jiu no Chines, a Arte de Inserir como toda arte taoista vem da prática para ir além da técnica, e não consiste simplesmente em perfurar a pele com uma agulha mas principalmente em “chamar o Qi”,  o Sopro Vital que nos move, em determinados pontos do corpo; na Acupuntura existe diferenças entre inserir de maneira profunda ou superficial para suprir diferentes necessidades do corpo.

No Huang Di Nei Jing Su Wen, ou o Livro de Medicina Interna do Imperador Amarelo, no capitulo 54 intitulado A Arte da Acupuntura: “Quando inserir a agulha deve-se estar preparado e ser cuidadoso, senão estará face a um profundo abismo. Mova cuidadosamente e não cairá. Ao manusear a agulha, segure-a como segurasse um tigre – firmemente agarrado e sob controle. Deve-se estar com a mente calma para observar o paciente. Ao inserir seja acurado e preciso. Não seja inconsequente ou irá falhar. Quando a agulha entrar no corpo, observe o paciente cuidadosamente. Assim fará o Qii mover mais fácilmente, e o resultado será mais efetivo.”

Marta Hentzy

Anúncios

4 ideias sobre “Sobre a Arte de Inserir

  1. artesdotao Autor do post

    Eu também quero deixar aqui minha declaração de gratidão pelas artes de cura (em todos os aspectos) de Marta, minha parceira neste blog, que há muito me trata e me orienta! Muito grata, Marta! :). Maria João

    Resposta
  2. Anônimo

    Sou paciente de Marta Hentzy há 8 anos posso afirmar que a Acupuntura melhorou consideravelmente muitas das minhas deficiências físicas e principalmente, acalma minha mente !!!

    Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s