Espaço, Tempo e Hierarquia

Os membros da família*

Os membros da família*

Hierarquia no espaço – a dinâmica familiar revelada

No núcleo familiar, cada indivíduo desempenha um papel determinado. O grupo reage organicamente a qualquer alteração nas prerrogativas e/ou parcerias que estabelece para seus elementos. Essa dinâmica está expressa na forma de administrar o uso do espaço residencial.

O critério de destinação dos cômodos pelos diferentes componentes da família é coerente com a hierarquia velada que os mesmos elaboram.

Ali está latente o conteúdo inerente a cada membro do conjunto; a responsabilidade do indivíduo perante a relação daquela família com a sociedade; a quem é delegado o comando do grupo; quem exerce a posse efetiva do espaço; quem está integrado e quem está excluído da comunidade familiar; que parcerias são facilitadas entre os membros, e quais as dificultadas, entre outras informações.

A leitura do espaço permite estes reconhecimentos, baseados na observação sistemática da relação do homem com o meio ambiente ao longo do tempo. No caminho do autoconhecimento isto é, no mínimo, um passo, movimento orientado no universo, que coloca o Homem sob o Céu (tempo) e sobre a Terra (espaço). Este movimento se chama centramento, harmonia, e começa no seio do universo familiar.

in “Criando o Espaço que nos Acolhe”,

Maria João Bastos, Valença, 2004

* Fonte da foto: http://garygilles.com/blog/free-online-course-making-meaningful-attachments/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s