Yin e Yang na Medicina Tradicional Chinesa

yin yang frances

“A lei do yin e yang é a ordem natural do Universo, o fundamento de todas as coisas, mãe de todas as mudanças, a raiz da vida e da morte.  Na saúde, deve-se compreender a raiz da desarmonia, a qual está sempre sujeita a lei do yin e yang. “

in Huang Di Nei Jing

Na Fisiologia humana  Yin/Yang  governam a dinamica da forma e função de todas as estruturas e fluidos do corpo.O aspecto funcional do corpo é Yang, enquanto o aspecto estrutural é Yin. Yang transforma e transporta. Yin assimila e armazena. O diagnóstico analisa primeiro as condições de equilibrio Yin/Yang, essa é a chave da saude.

O relativo equilibrio entre Yin/Yang é observado nas emoções (emotion = energy in motion) pois o poder desta energia tem profundos efeitos fisicos, como por exemplo quando você  “destempera”  ou seja ferve de raiva, que é uma condição extremamente yang e bufa para exalar esse excesso; por outro lado quando voce está triste fica “para baixo”, condição extremamente yin, e suspira ou chora.

Um exemplo da transformação de um no outro vemos em uma condição de trabalho excessivo (yang) sem o devido descanso levando a uma deficiencia extrema (yin) da energia do organismo. Ou um consumo excessivo de bebidas alcoólicas causando euforia (yang) que é seguida por uma ressaca (yin). Então, na prática, deve-se tonificar aquele que está faltando e eliminar o excesso daquele que está em exagero, como uma das regras da manutenção da saude.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s