Yin e Yang na Medicina Tradicional Chinesa

yin yang frances

“A lei do yin e yang é a ordem natural do Universo, o fundamento de todas as coisas, mãe de todas as mudanças, a raiz da vida e da morte.  Na saúde, deve-se compreender a raiz da desarmonia, a qual está sempre sujeita a lei do yin e yang. “

in Huang Di Nei Jing

Na Fisiologia humana  Yin/Yang  governam a dinamica da forma e função de todas as estruturas e fluidos do corpo.O aspecto funcional do corpo é Yang, enquanto o aspecto estrutural é Yin. Yang transforma e transporta. Yin assimila e armazena. O diagnóstico analisa primeiro as condições de equilibrio Yin/Yang, essa é a chave da saude.

O relativo equilibrio entre Yin/Yang é observado nas emoções (emotion = energy in motion) pois o poder desta energia tem profundos efeitos fisicos, como por exemplo quando você  “destempera”  ou seja ferve de raiva, que é uma condição extremamente yang e bufa para exalar esse excesso; por outro lado quando voce está triste fica “para baixo”, condição extremamente yin, e suspira ou chora.

Um exemplo da transformação de um no outro vemos em uma condição de trabalho excessivo (yang) sem o devido descanso levando a uma deficiencia extrema (yin) da energia do organismo. Ou um consumo excessivo de bebidas alcoólicas causando euforia (yang) que é seguida por uma ressaca (yin). Então, na prática, deve-se tonificar aquele que está faltando e eliminar o excesso daquele que está em exagero, como uma das regras da manutenção da saude.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s