I CHING – ESTUDO ORIENTADO INDIVIDUAL ONLINE (ou presencial)

artes-do-tao

informa que estão abertas as matrículas para

I CHING – ESTUDO ORIENTADO INDIVIDUAL ONLINE (ou presencial)

Introdução ao I Ching: MÉTODO FLOR DE AMEIXEIRA

Objetivo: 

Iniciar contato com o I Ching através do método Flor de Ameixeira, apresentando fundamentos teóricos que embasem e aprofundem o estudo do I Ching e permitam a sua prática oracular.

Este projeto está aberto a toda e qualquer pessoa que esteja disposta a estudar I Ching e aprender o método Flor de Ameixeira, sem necessidade de formação anterior específica, desde que tenha acesso à internet (skype). Também é possível realizar encontros de estudo individual presenciais, no bairro de São Francisco, em Niterói, RJ.

Ao longo de todo o estudo orientado será priorizada, sempre, a prática da consulta oracular.

Sobre o I Ching método Flor de Ameixeira:

“O método do Yi Jing (I Ching) Flor de Ameixeira (…) não necessita de moedas ou varetas para consulta. Possui uma técnica oracular que permite a quem dominá-la fazer um oráculo mentalmente, no exato momento da dúvida, sem utilizar os textos do livro de I Ching. (…) Ou seja, a sabedoria do oráculo se torna uma extensão prática do estudioso. Essa característica dinâmica abre uma dimensão completamente nova, de consciência, atuação e eficácia no mundo contemporâneo. (…) Nos tempos da internet, podemos dizer que o I Ching Flor de Ameixeira é o I Ching “banda larga”. (…) A resposta oracular vem através de uma fórmula matemática e trabalha com três hexagramas em conjunto, que representam a situação atual, a dinâmica e a perspectiva futura. A interpretação relaciona análises diversas (simbolismo dos trigramas, significado dos hexagramas, dinâmica energética dos cinco movimentos, dados astrológicos dos troncos e ramos do calendário astronômico chinês, sinais do quotidiano, etc.), fornecendo sobre a pergunta um quadro rico com perspectivas de interpretação e abordagem que vai muito além das respostas dos textos clássicos.”

Oscar Maron Filho (1955 – 2011), Mestre de I Ching

(“I Ching Flor de Ameixeira”, in www.taodoiching.com)

Estrutura do Estudo:

O estudo se desenvolverá através de encontros virtuais (ou presenciais) de uma hora com a orientadora, organizados segundo três níveis distintos de aprofundamento do assunto, que constituem o Módulo I (com 08 horas), Módulo II (com 10 horas) e Módulo III (com 06 horas), totalizando 24 horas de carga horária.

Será possível estender o número programado de encontros, a qualquer tempo, segundo a conveniência/necessidade do orientado, desde que a partir de sua própria demanda.

Os Módulos são consecutivos, não sendo possível realizar nenhum deles sem concluir anteriormente aquele que lhe precede.

A pedido do estudante, o estudo orientado poderá ser suspenso a qualquer momento. Após a suspensão dos encontros, caso o orientado deseje retomar o estudo e não tenha concluído o módulo em estudo, o mesmo deverá recomeçar a partir do princípio do Módulo em que estava por ocasião da suspensão.

Para este projeto aconselha-se a frequência de um encontro de uma hora por semana, mas é possível aumentar ou diminuir esta frequência de acordo com a conveniência do estudante, conforme solicitação do mesmo.

Os dias e horários dos encontros serão fixos e estabelecidos de comum acordo entre as partes, que se comprometerão a respeitá-los. A reserva dos dias e horários dos encontros obedecerá impreterivelmente à ordem de confirmação do depósito referente ao encontro inicial.

Caso seja de seu interesse, o orientado poderá participar de uma comunidade virtual (fechada, via Facebook) para trocar experiências oraculares, compartilhar dúvidas e descobertas e/ou quaisquer outras abordagens relacionadas ao objeto de estudo deste programa.

Será fornecido, previamente a cada encontro, o material básico de estudo, e durante cada módulo será indicada uma bibliografia auxiliar para aprofundamento.

Conteúdo programático:

Em todos os encontros serão feitas consultas oraculares e será previamente fornecido material didático correspondente. Será fornecida bibliografia para aprofundamento do estudo.

Módulo I:

  • Apresentação ao I Ching
  • Apresentação aos Trigramas
  • Apresentação dos Hexagramas segundo a ordem do Céu Anterior
  • Orientação sobre a técnica de abertura do oráculo
  • Estudo dos Trigramas
  • Apresentação das Famílias dos Hexagramas
  • Estudo dos Hexagramas (imagens)

 Módulo II:

  • Introdução ao estudo dos Hexagramas (estrutura, relação e qualidade das Linhas, composição, encadeamento cronológico, significado social e psicológico)
  • Introdução ao estudo do I Ching
  • A linguagem do I Ching
  • Apresentação dos Hexagramas segundo a ordem do Céu Posterior
  • O Ceu Anterior e o Céu Posterior
  • Introdução ao estudo da dinâmica energética dos Cinco Movimentos
  • Introdução ao estudo da Rota de Transmigração
  • Introdução ao estudo das Divindades

 Módulo III:

  • Introdução ao estudo dos quatro Caminhos
  • Prática oracular avançada (método Flor de Ameixeira)

Investimento: 

O investimento para realizar este estudo individual orientado obedece ao cálculo de R$100,00/hora-encontro, pagos antecipadamente (a cada encontro). A partir da comprovação do depósito será enviado eletronicamente o material que o orientado deverá estudar para o encontro pago a realizar-se.

Inscrições e/ou outras informações:

  • MARIA JOÃO BASTOS  
  • mjoaobastos@gmail.com
  • cel: 021  969343836

Sobre a orientadora:

Maria João Bastos

(…) “A sabedoria popular diz: quem é martelo, vê tudo como prego.

O contrário da sabedoria não é o falso, mas o parcial. A parcialidade vem de se deixar cegar pelo acúmulo da experiência pessoal somada ao apego, que outra coisa não vê a não ser o seu próprio desejo, sem prestar atenção nos demais aspectos envolvidos, por temor de ser contrariado. O sábio se cala para deixar a evidência falar. Realizar, em outras palavras, é tomar consciência da evidência.

O Yi Jing (I Ching) ensina que a principal questão não é o que o sujeito quer (obstinação) e sim o que a totalidade da situação implica. A visão individual ou um aspecto particular, mesmo verdadeiros, não podem ser um obstáculo à compreensão global. Na filosofia taoísta, rompe-se a contradição entre o ego e o mundo e, assim sendo, a atividade do sábio e a do mundo passam a ser uma só.” (…)

Oscar Maron Filho, Mestre de I Ching Flor de Ameixeira

Anúncios

2 ideias sobre “I CHING – ESTUDO ORIENTADO INDIVIDUAL ONLINE (ou presencial)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s