O caqui e o outono

Huáng Hé Se, o Diospyros kaki. De origem asiática, fruta típica do outono e abundante na China sendo esta responsável por mais de 80% da produção mundial.

Fruta com a polpa rica em glicose e frutose, ácido urônico, fibras, abundante em potássio, vitaminas A e C, betacarotenos como a luteína, cálcio, ferro, flúor, vitamina P.

Tem ação em casos de angina, isquemia, hipertensão, regula a função intestinal melhorando a microbiota. ( Persimmon, Diospyros kaki, leaves: a Review on traditional uses, phytochemistry and pharmacological properties, in PubMed.gov)

Sabor doce. Natureza fria. Nutre o Yin e combate a Secura. Tem ação no Xin (coração), Fei (pulmão) e Da Chang ( intestino grosso). Elimina o Calor, refresca o Wei ( estômago), umedece o Fei (pulmão), estimula a secreção biliar, trata a gastrite, tonifica as deficiências e o Vazio de Qi devido a fadiga, desintoxica do álcool, tem ação sobre a hipertrofia da tireóide. Está inserida na Categoria de Ervas que promovem a Circulação de Qi, como por exemplo a laranja da terra e a tangerina, que além de serem ricas em óleos essenciais são hepatoprotetoras.

Estudo em ratos comprovou sua eficácia no combate à artrite reumatóide ( Anti inflamatory effects of persimmon, Diospyros kaki in experimental rodent rheumatoid arthritis, in PubMed.gov).

E o cálice do fruto é amargo e neutro, com ação no Fei (pulmão) e Wei (estômago), redireciona o Qi para baixo, sendo usado em vômitos, dosagem 3 a 9g, em decocção. Possui ação sobre Streptococcus e outros patógenos da boca, principalmente a casca do caqui.

Seu fruto seco dá um delicioso doce, chamado Hoshigaki no Japão e Shibing na China, usado em chás e sobremesas mas devendo ser usado com parcimônia devido a alta concentração de açúcares e calorias. Na Dinastia Han era usado como tributo ao Imperador. Fácil de fazer, existem várias receitas caseiras na internet. Usado na Fitoterapia chinesa para tonificar o Yin do Fei (pulmão), refrescar o sangue e parar sangramentos. O fruto verde é de natureza fria e usado para refrescar o sangue e os intestinos em constipação com fezes secas com hemorróidas sangrantes. As doses são 6 a 15g do fruto seco e 6 a 9g para o fruto verde. Suas folhas são calmantes.

Marta Hentzy

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s