O manjericão na Medicina Tradicional Chinesa

Luo Le, Ocimum basilicum L., Herba Ocimi, Manjericão.

Planta originária do Oriente Médio e Ásia, da família Lamiaceae com cerca de 150 variedades, entre elas o Tulsi indiano (Ocimum demiflorum). Rica em cálcio, magnésio, vitaminas A e C, e mais. Delicioso tempero, considerado um alimento funcional, é antiespasmódico, antibiótico e calmante. Elimina muco das vias respiratórias, sendo útil em tosses, sinusite e bronquite. Resolve questões digestivas como vômitos e cólicas abdominais.

Na Medicina Tradicional Chinesa é classificado com sabor picante, doce e amargo e natureza energética quente sendo por isso um excelente tônico de Yang, principalmente Yang do Rim. Promove a expectoração eliminando o Frio Úmido do Pulmão. Elimina o Frio do Útero, em casos de amenorréia e dismenorréia. Elimina a estagnação de Qi nos intestinos.

Dicas? Esse frio úmido em plena primavera me inspirou. Seu chá com as folhas frescas maceradas é relaxante e reduz a cefaléia por tensão. Com gengibre aumenta o sistema imunológico. As folhas frescas no travesseiro a noite ajudam no sono.

Marta Hentzy

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s