A arte da vida através das quatro estações

O Huang Di Neijing é um importante clássico do Taoísmo. É sem dúvida o mais importante trabalho representante da primeira unificação do país pelo Imperador Qin Shi em 221aC. Sua autoria é atribuída ao grande Huang Di, o Imperador Amarelo, que reinou durante a metade do terceiro milênio antes de Cristo.

A obra é composta por dois livros considerados clássicos ambos com 81 capítulos cada, o Su Wen, Questões de natureza orgânica e fundamental; e o Ling Shu, Clássico da Acupuntura. Historicamente Neijing se refere ao Su Wen, escrito no formato de perguntas e respostas entre Huang Di e Qi Bo, um de seus conselheiros. Como um clássico taoísta não separa mudanças externas, como clima e estações, de mudanças internas como emoções e hábitos de vida. Mostra como seu modo de vida e seu ambiente afetam sua saúde. Separamos aqui trechos do segundo capítulo do Su Wen: A Arte da vida através das quatro estações, na tradução para o inglês de Maoshing Ni.
” Os três meses de primavera provocam a revitalização de todas as coisas da natureza. É o tempo de nascimento. É quando o Céu e a Terra renascem. Durante essa estação é aconselhável dormir cedo. Acordar cedo também e ir andar para absorver o ar fresco e revigorante. Esta é a estação na qual a energia universal começa cedo e rejuvenesce, deve-se tentar corresponder a esse movimento, sendo aberto e sem tensão, tanto física quanto emocionalmente. É tempo de desenvolver a equanimidade pois a primavera é a estação do fígado e raiva, frustração, depressão, tristeza ou qualquer excesso emocional danifica o fígado e violar a ordem natural da primavera pode causar doenças de frio, como por exemplo resfriado, no verão…”
…” A transformação de Yin e Yang dentro das quatro estações é a base do crescimento e destruição da vida. Os sábios foram capazes de cultivar a energia yang na primavera e verão e conservar a energia yin no outono e inverno. Seguindo a ordem universal o crescimento pode ocorrer naturalmente.
Se a ordem natural é desconsiderada a raiz da vida pode ser danificada e a verdadeira energia vai diminuir. Entretanto, a mudança entre yin e yang  através das quatro estações é a raiz da vida, crescimento, reprodução, envelhecimento e morte. Respeitando essa lei natural é possível estar livre de doenças. Os sábios descobriram isso, e as pessoas tolas não.”…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s