A arte do chá

image

Camellia sinensis, árvore nativa da Ásia oriental que pode chegar até 15 metros de altura, de folhas oblongas, escuras e lustrosas com margem denteada e flores pequenas e perfumadas.
De suas folhas é feito o chá verde, além do preto, branco, oolong, banchá e outras variações que diferem entre si de acordo com o estágio em que são colhidas suas folhas ou a forma de processamento, como por exemplo o chá preto que tem suas folhas fermentadas. Quanto menor a fermentação maior a quantidade de principios ativos, como ocorre no chá verde, que não sofre o processo.
Bebida tradicional que possui princípios ativos potentes: polifenois, cafeina, teobromina, taninos, flavonoides, ácido malico, ácido oxalico, vitaminas do complexo B, magnésio, manganes, potássio e vitamina C.
Poderoso antioxidante devido à grande quantidade de catequina, um fitonutriente da familia dos polifenois. No chá verde existe uma grande concentração de Epigalocatequina galato (EGCG) que estudos sugerem ação em diabetes, cardiopatias, infecções virais, inflamações e doenças degenerativas. Pesquisas da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ) demostram sua eficácia na redução de riscos cardiovasculares e do nivel lipidico. Outras perquisam apontam efeitos anticancerosos em tumores de próstata, intestino, pâncreas, ovário, pele, pulmões e esofago.
A melhor maneira de preparar o chá , para que não amargue e preserve suas propriedades, é usar uma quantidade de 5 gramas das folhas ( aproximadamente 1 colher das de sopa) para 100ml de água, que não deve ser fervente, e deve ser coado em média entre 1 a 3 minutos e deve ser consumido logo após o preparo. Duas xicaras por dia são suficientes para obter os efeitos dos polifenois, o excesso pode causar irritação na mucosa gástrica e insônia. O ideal é ingerir o chá puro pois o processamento diminui a ação das catequinas e no caso das cápsulas a quantidade equivale a até 10 xicaras.
De sabor amargo e natureza fria, pode ter seu amargor aliviado na combinação com hortelã, gengibre, tangerina, limão, entre outros sendo uma excelente opção na manutenção da saúde.
image

Marta Hentzy

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s