Uma outra forma de olhar

Atualmente se discute no pais se a Acupuntura é uma exclusividade ou uma especialidade de determinadas áreas de saúde.
O que não se leva em consideração nesse caso, é o fato de que a Acupuntura é uma parte da Medicina Tradicional Chinesa e não o seu todo, sendo essa medicina uma Racionalidade Médica com fundamentos próprios, que são muito diferentes da medicina ocidental. Autores como Ted Kaptchuk e Paul Unschuld, entre outros, tratam de maneira bem esclarecedora essas diferentes artes da cura.
Por exemplo, se alguém chega na consulta com um médico ocidental se queixando de dor ou desconforto na região do estômago o sintoma vai ser considerado uma doença, será indicado um exame e receitado de um remédio, que geralmente será o mesmo para todos.
Já para um médico tradicional o sintoma é um sinal de desequilibrio, vai procurar outros sinais, observar pulso e lingua para detectar um padrão de desarmonia, e para cada um vai ter uma conduta diferente, usando acupuntura, dietoterapia, fitoterapia, massagem, exercícios,etc.
image

Resolvi colocar aqui um resumo do exemplo dado por Ted Kaptchuk em seu livro “The web that has no weaver” sobre como seria uma consulta com base na Medicina Tradicional Chinesa:
Uma pessoa chega na consulta, sua constituição é robusta, tem ombros largos, face avermelhada e uma voz alta e grave. Ela parece assertiva e um pouco agressiva. Tem constipação e sua urina é de um amarelo escuro. Sua lingua tem saburra grossa e amarela. Seu pulso é “cheio” e “duro”. No caso o diagnóstico é uma desarmonia denominada “Calor úmido afetando o baço”.
Mas a pessoa pode apresentar outros sinais diferentes que vão indicar um outro padrão. Magra, de compleição pálida e de bochechas coradas, ansiosa e palmas das mãos suadas. Com constipação e insônia, parece nervosa e inquieta, incapaz de relaxar, com a lingua seca e vermelha e sem saburra. Seu pulso “fino” e “rápido”. No caso a desarmonia é “Deficiência de Yin afetando o estômago”.
Uma terceira pessoa relata que experimenta um pequeno mas persistente desconforto e que
calor e massagem no local geralmente aliviam sua dor. Comer alivia temporariamente, não gosta de tempo frio, tem uma face pálida e sono constante. Sua urina é clara e frequente, sua lingua é pálida e úmida, o pulso “vazio”. Sua desarmonia ” Exaustão de fogo no Aquecedor médio”.
Mas ela pode relatar que sente uma dor severa, como se fosse uma caimbra. Bolsa de água quente alivia a dor, mas massagem no local faz piorar. Tem os movimentos pesados, sua face é pálida e brilhante e suas fezes são soltas. Tem uma lingua úmida com saburra branca e grossa, o pulso “apertado” e “escorregadio”. No caso, esses sinais lrvariam a um diagnóstico de “Excesso de frio úmido afetando o baço e estômago”.
Pode ser também que a pessoa relate ter dores em pontada e que embora massagear o local faça diminui-la, calor e frio não fazem efeito. Se queixa de um vômito azedo e cefaléia. Ela parece mal humorada, raivosa e frustrada, empaca em muitas de suas atividades. Estranhamente sua língua é normal, mas seu pulso é particularmente “duro”. Ela está afetada pelo padrão “Desarmonia do figado invadindo o baço”.
Finalmente, a queixa pode ser uma dor intensa e aguda no estômago que às vezes irradia para suas costas. A dor piora muito após comer e é agravada pelo toque. Tem episódios de vômito de sangue e de fezes escuras. Muito magra e a face escura, sua lingua é púrpura e com marcas vermelhas ns borda, seu pulso é “agitado”. Aqui o padrão de desarmonia é “Sangue congelado no estômago”.
Então, o médico tradicional, procurando e sistematizando sinais e sintomas, onde estes não são a causa e sim parte da totalidade, o que o médico ocidental nunca procuraria, distinguiu seis padrões de desarmonia onde a medicina ocidental percebe uma única doença.

Marta Hentzy

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s