Os Três Tesouros da Medicina Tradicional Chinesa

San bao

O Caminho gera o um,

o um gera o dois,

o dois gera o três,

o três gera os dez mil seres.

 

O Céu, o Homem, e a Terra , em constante mutação, constituem na Cosmologia Chinesa os San Bao, ou Os Três Tesouros.

Na Medicina Tradicional Chinesa, fundamentalmente taoista, esses Três Tesouros são, no ser humano, conhecidos por Jing, Qi e Shen, onde Jing representa a essência ou a vitalidade; Qi o sopro vital ou energia; e Shen a consciência ou espirito. A qualidade e o equilibrio destes são foco de diagnóstico e direciona a forma de tratamento nas diversas artes da Medicina Tradicional Chinesa, seja a Acupuntura, Fitoterapia, Dietoterapia, Moxabustão, Tui Ná, etc.

“O corpo humano é sómente vitalidade, energia e espirito. Vitalidade, Energia e Espirito são chamados Os Três Tesouros. A sabedoria última e a ausência de idéias são ambas atingidas por eles. Poucas pessoas conhecem esses Três Tesouros, mesmo através das suas manifestações temporais. O que é inconcebível é o seu estado primordial – não estará ele perdido? Se perderes esses Três Tesouros, serás incapaz de possui aquela ausência de idéias, e, sendo assim és inconsciente do primordial.

Nos seres humanos a Vitalidade é a raiz da essência e da vida, o corpo de sangue e carne. São Energia o movimento fisico, a atividade, o discurso e a percepção; o uso do corpo, o portal da vida e da morte. Nos seres humanos  o Espirito é a luz nos olhos, é o pensamento na mente, é a capacidade de governar a Vitalidade e a Energia.”                                                                                                       Lu Yen [1], in O Espirito do Tao. Organização de Thomas Cleary

 

[1] Lu Yen, também chamado de Lu Tsu ou o “Ancestral Lu”, acredita-se que viveu durante a dinastia Tang (618 – 905 d.C.)

 

Marta Hentzy

Anúncios

Uma ideia sobre “Os Três Tesouros da Medicina Tradicional Chinesa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s