Os Três Tesouros da Medicina Tradicional Chinesa

San bao

O Caminho gera o um,

o um gera o dois,

o dois gera o três,

o três gera os dez mil seres.

 

O Céu, o Homem, e a Terra , em constante mutação, constituem na Cosmologia Chinesa os San Bao, ou Os Três Tesouros.

Na Medicina Tradicional Chinesa, fundamentalmente taoista, esses Três Tesouros são, no ser humano, conhecidos por Jing, Qi e Shen, onde Jing representa a essência ou a vitalidade; Qi o sopro vital ou energia; e Shen a consciência ou espirito. A qualidade e o equilibrio destes são foco de diagnóstico e direciona a forma de tratamento nas diversas artes da Medicina Tradicional Chinesa, seja a Acupuntura, Fitoterapia, Dietoterapia, Moxabustão, Tui Ná, etc.

“O corpo humano é sómente vitalidade, energia e espirito. Vitalidade, Energia e Espirito são chamados Os Três Tesouros. A sabedoria última e a ausência de idéias são ambas atingidas por eles. Poucas pessoas conhecem esses Três Tesouros, mesmo através das suas manifestações temporais. O que é inconcebível é o seu estado primordial – não estará ele perdido? Se perderes esses Três Tesouros, serás incapaz de possui aquela ausência de idéias, e, sendo assim és inconsciente do primordial.

Nos seres humanos a Vitalidade é a raiz da essência e da vida, o corpo de sangue e carne. São Energia o movimento fisico, a atividade, o discurso e a percepção; o uso do corpo, o portal da vida e da morte. Nos seres humanos  o Espirito é a luz nos olhos, é o pensamento na mente, é a capacidade de governar a Vitalidade e a Energia.”                                                                                                       Lu Yen [1], in O Espirito do Tao. Organização de Thomas Cleary

 

[1] Lu Yen, também chamado de Lu Tsu ou o “Ancestral Lu”, acredita-se que viveu durante a dinastia Tang (618 – 905 d.C.)

 

Marta Hentzy

Uma ideia sobre “Os Três Tesouros da Medicina Tradicional Chinesa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s