Qi = Energia? Será?

Ideograma Chi O ideograma Qi ( Ki ), traduzido como “energia” no Ocidente muitas vezes se torna um desafio para a compreensão pois existem conceitos orientais sobre Qi que podem ser descritos como energia ao passo que outros ficam sem sentido com o uso deste mesmo conceito. Devemos ter sempre em mente que os caracteres chineses são simbolos.

Qi é  empregado desde os primórdios da escrita chinesa até os dias atuais e não possui um significado estático. Existe uma ampla variedade de significados para o caracter que simboliza Qi: sopro, gás, cheiro, maneira, espirito, disposição de animo, energia da vida…  Por exemplo, “tian qi” significa eletricidade, qi que ilumina. Já “qi tao” significa caminho da respiração.

O conceito mais antigo do ideograma Qi significa “espirais de vapores que sobem para formar as nuvens” e como se pensava que esses vapores ajudavam a nutrir o corpo o caracter foi associado ao cozimento, e o arroz era o principal alimento utilizado. Assim, o radical “arroz” se juntou para formar o ideograma completo.

Chuang Tzu escreveu: “O nascimento do ser humano é a soma de um acúmulo de Qi. Quando o Qi se acumula o nascimento acontece, quando o Qi se dissipa a morte acontece.”

Mas o ideograma é considerado a base de tudo, não só dos seres vivos. Qi se refere ao todo indiferenciado que é precursor de tudo na Natureza.

Tudo que é, é Qi. Tudo reflete Qi.

 

 

Marta Hentzy

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s