A maestria na utilização do alimento

chinese-cooking-banquetOs chineses conferem ao alimento uma  grande importância, a Culinária Chinesa é complexa e sofisticada, com uma variedade imensa de produtos utilizados, e está ligada à Dietética, segundo a qual cada alimento é usado de acordo com seu sabor, odor, cor, função, movimento e natureza energética.

Marcel Granet, em O Pensamento Chines, faz referência ao Livro do Zhou Li, que identifica ser o melhor ministro do Imperador aquele que é entendido em culinária e ensina aos médicos como os sabores devem ser combinados para que a saúde do Soberano seja mantida.

Pensamos que seria interessante convidar alguém que pudesse falar sobre sua experiência em alimentação e, assim, convidamos o Chef André Luiz Silva Teixeira para escrever este post. André Luiz é Chef de Cozinha, meu parceiro no Projeto Gastronomia da Alma, www.gastronomiadaalma.com.br, e pode ser contactado no telefone 21-981453927. Valeu André Luiz!

                                                                                                          Marta Hentzy 

 

Meu Corpo, meu Templo. Uma máquina complexa, autônoma, independente. Minto, dependente! Totalmente dependente de um alimento para sua existência. E o que é esse alimento?

Existem muitas formas de alimento para o corpo, e a principal delas é o pensamento, “a energia segue do pensamento ao coração”. Quando mantemos uma atitude positiva, com a mente presente, consciente, e pensamentos sadios, levamos essa energia para nosso corpo, em um fluxo constante que nos mantém alimentados energéticamente.

Mas para que possamos nos manter neste estado de positividade, necessitamos de um alimento fisico, e é nos vegetais, frutos e sementes onde encontramos vibrações energéticas mais elevadas . Estes são nutridos de prana, Energia Cósmica que lhes chega através do Sol e que, com a fotossintese, promove toda uma cadeia de nutrientes necessários ao nosso corpo.

Nós ainda não temos a capacidade de nos alimentarmos da mesma maneira que os vegetais. Assim sendo, precissamos deles para receber esse prana.Todos os animais que se alimentam de vegetais possuem as mesmas necessidades orgânicas e um sistema de chakras como os do ser humano. Alimentarmo-nos desses animais nos traz uma energia muito densa, nos torna mais agressivos, reforça nossos medos.

Conectarmo-nos com nosso corpo, com o interior da pureza da alma, nos faz sentir o perfeito alimento de que necessitamos. O corpo fala, aprendamos a ouvi-lo! E assim possamos nos juntar a outros corpos, cantando…”me dê a mão, vamos sair para ver o Sol, o Sol!”

André Luiz Silva Teixeira

Anúncios

2 ideias sobre “A maestria na utilização do alimento

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s