Dica: o uso do Arroz segundo a Medicina Tradicional Chinesa

                                            arroz

Arroz- Oryza sativa, Lineu. Uma graminea cujas sementes  na Dietética da Medicina Tradicional Chinesa tem as seguintes funções: regularizar o Aquecedor Médio, auxiliar o Qi, favorecer a diurese, reforçar e harmonizar o Movimento Terra, eliminar a Umidade.Muito usada para digestão dificil por estagnação e acúmulo de alimentos no Estomago (Wei).

Sua raiz é usada para febre por Deficiência de Yin. Interrompe o suor causado por deficiência, seja suor espontâneo por Deficiênca de Qi, ou suores noturnos por Deficiência de Yin.

Seu sabor é Doce, de Natureza Energética Neutra, sem toxidade. Seu Movimento: Ascendente . Constituido energéticamente de modo a ser aproveitado por todo o organismo, fornece Qi, sendo responsável pela formação e manutenção dos orgãos. Quimicamente é fonte de Vitamina A, B1, B2, Niacina, C, B6, B12, E.

Seu cozimento lento, em fogo brando, nas proporções de 1 parte de arroz para 6 de água, gera a Papa de Arroz. Ela pode ser comida pura ou combinada, com outros grãos ( 1/5 do volume de arroz) ou vegetais (partes iguais)  e possui inúmeras utilizações terapêuticas. Vejamos algumas: com nozes tonifica o Yang do Rim(Shen), com castanhas tonifica o Yin do Rim (Shen), com feijão azuki remove a umidade, com inhame tonifica o Qi e o Sangue (Xue), com rabanete refresca o Aquecedor Médio. Mais? Com cenoura tonifica Baço (Pi) e Estomago ( Wei), com casca de tangerina diminui distenção abdominal, com cebolinha verde aquece, com feijão moyashi refresca. E por ai vai. Mil e uma utilidades não é?

Não é à toa que os povos orientais o consomem tanto.

imagesCAXRJVCK

                                                                                                                                                   Marta Hentzy

2 ideias sobre “Dica: o uso do Arroz segundo a Medicina Tradicional Chinesa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s