Enquanto queimamos no verão…O Movimento Fogo

vulcão

Associado ao Movimento Fogo, dos Cinco Movimentos ou Wu Hsing, embora geralmente ocorrendo no Verão, o Calor excessivo também pode ocorrer na Primavera e no Outono. E além de externo, o que já não é mole, ele também pode ocorrer internamente.

O excesso de Calor interno  pode ser resultado do excesso de energia Yang provenientes do stress e do consumo de frituras ou alimentos muito condimentados. Junto com o aumento do suor e dos óleos sebáceos da pele, a condição de febres, furúnculos, secura, sede exagerada, podem aumentar. Odor forte da urina ou cistites podem ocorrer devido ao excesso de toxinas putrefadas presentes no organismo.

Para preservar nossa saúde devemos nos movimentar mais devagar e caprichar na hidratação para recuperar os fluidos perdidos pela transpiração.

O ideal é ingerir alimentos que refresquem o corpo, tais como:  hortelã, tofu, chá verde, pepino, aipo, água de coco. Para não deixar o Calor crescer e virar Fogo interno, é bom evitar comer demais, exagerar nas bebidas alcoólicas, pois esses excessos podem gerar gases, indigestão, úlceras, taquicardia, irritabilidade, acne, insônia, sono agitado, aumento do fluxo menstrual, além de outros sintomas.

Cuidado com o abuso de bebidas geladas, o importante é refrescar e não gelar. Sombra e água fresca. O Fogo ativa a circulação sanguinea e faz suar, relaxa a musculatura, deixando os músculos mais flácidos. Evite excessos no horário de 11 as 13 horas pois este é o momento do dia em que o Fogo do Coração está no auge.

Nesse momento da Natureza a Energia Vital é exuberante, a semente que brotou e germinou na Primavera agora cresce e dá flores e brotos dos frutos. As pessoas saem mais de casa, conversam, nossa lingua não para, troca de calor humano. Alegria, mas sem exagero, senão é Euforia, sinal do Movimento Fogo em desequilibrio. Muita risada gostosa, visitar os amigos, compartilhar afeto pois o Coração (Xin) é o orgão do Movimento Fogo. Confraternizar à mesa, já se preparando para o  Movimento Terra que vem chegando por ai.

Um pouco de sabor amargo tonifica, mas sem exageros por favor, para não dispersar. Porque amargo? O Sabor do Movimento Fogo é adstringente e elimina impurezas dos Intestinos, refrescando internamente. Alimentos como chá verde, jiló, chicória, serralha, jurubeba, uma pitada de cacau (não de chocolate, faça o favor). E para terminar: tudo o que é feito de milho, que é doce e não amargo, mas que possui propriedade refrescante e natureza neutra e acalma bem os excessos do Coração (Xin).

Mas quanto ao milho uma questão importante: o Coração, na Medicina Tradicional Chinesa é Xin e está relacionado ao Imperador, sede da nossa Consciência (Shen), o “Fogo espiritual”. Mas aqui no Brasil 100% do milho é trangênico, além de outros alimentos, além dos biocidas usados. Uma perguntinha: Você quer nutrir seu Imperador com algo manipulado genéticamente?

Pausa para refletir…

Marta Hentzy

Anúncios

5 ideias sobre “Enquanto queimamos no verão…O Movimento Fogo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s