Sobre Cores e Sabores

alimentos

Na Dietética Chinesa, além da Natureza Energética do alimento e de seu movimento no corpo, de extrema importância é sua cor e, principalmente, seu Sabor (Wei).

Veja à sua volta, a variedade de cores que a Natureza nos presenteia em nossos alimentos. Na Dietética Chinesa cada um dos 5 Wu Hsing ou 5 Movimentos está relacionado a uma cor, e também a um sabor. Sabor aqui não está associado apenas a gosto ou paladar e sim a uma natureza sutil de cada alimento e que está ligado ao seu odor.

Nessa relação com os Wu Hsing,  o Elemento Madeira está associado à cor verde e ao sabor Ácido, o Elemento Fogo à cor vermelha e ao sabor Amargo, o Elemento Terra à cor amarela e ao sabor Doce, o Elemento Metal à cor branca e ao sabor Picante, e o Elemento Água à cor preta e ao sabor Salgado.  Cada um deles com sua caracteristica e  função  energética próprias , como saborespor exemplo a pimenta, de sabor picante que ativa a circulação de energia e faz suar; ou como o chá verde, de sabor amargo, que reduz o calor do corpo.

E através do conhecimento e da sabedoria ao lidar com essas propriedades que se pode ajudar a manter o equilibrio dinâmico do fluxo do Qi no organismo e assim manter a  Saúde.

Uma caracteristica interessante, e que vale a pena refletirmos, é a que se refere a outros tipos de Sabores, como os Sutis, os Moderados, os Fortes, e principalmente os Tóxicos. Sabores Tóxicos aqui não como venenosos, mas sim aqueles que devemos usar com muita parcimônia. No seu livro Diététique Énergétique et Médecine Chinoise, Jean-Marc Eyssalet (Editions Présence,1984) cita esses sabores: o vinagre é um sabor tóxico ácido; o café, o tabaco e o chocolate são sabores tóxicos amargos; o açucar é um sabor tóxico doce; o álcool e a pimenta são sabores tóxicos picantes; o sal puro e as conservas são sabores tóxicos salgados. Reconheceu na sua alimentação? Não andamos abusando desses na nossa alimentação industrializada de hoje em dia? Será essa uma das causas de tantas doenças?

Para refletir…

Marta Hentzy

Anúncios

3 ideias sobre “Sobre Cores e Sabores

  1. Pingback: Sobre Cores e Sabores | CS6 Acupuntura

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s