Luo Shu – diagrama do padrão de mudança energética no espaço-tempo

Luo Shu, ou Livro de Luo, nas suas formas original (esquerda) e atual (direita)

Luo Shu, ou Livro de Luo, nas suas formas original (esquerda) e atual (direita)

A origem do Luo Shu, ou Livro do Luo, é desconhecida. Trata-se de um diagrama gravado em uma superfície esférica (possivelmente um casco de tartaruga) que foi encontrado às margens do Rio Luo pelo rei Da Yü por volta de 2.200 a.C.

O diagrama original é formado por 9 conjuntos de círculos brancos (Yang) ou pretos (Yin) dispostos em arranjos que representam geometricamente os números de 1 a 9, e que ocupam posições determinadas entre si: os números pares e ímpares se alternam na periferia do Luo Shu, sendo que os pares ocupam os quatro cantos, e os ímpares se localizam de forma a formar uma cruz nas partes centrais das laterais do quadrado.

Mais tarde a forma de representar o Luo Shu evoluiu para um quadrado subdividido em nove pequenos quadrados, denominados Nove Palácios, cada um deles ocupado por um número. Atualmente o diagrama é conhecido como Quadrado Mágico de 3 x 3, nome este relacionado ao fato de que a soma de qualquer uma das linhas, colunas e diagonais é sempre 15.

A partir dos ensinamentos do Luo Shu, o rei Da Yü instituiu um sistema de produção agrícola em que as áreas de plantio eram divididas em nove partes iguais e colocadas sob os cuidados de oito famílias que, em mutirão, cultivavam e colhiam coletivamente essas nove áreas, sendo que o produto da área central pertencia ao governo, a título de imposto, e o resto era dividido pelas oito famílias.

De maneira análoga, Da Yü dividiu seu reino em nove estados, que se relacionavam de forma federativa, cada um deles com um governador, sendo que o governo real ocupava o estado do centro e administrava o conjunto dos estados através de nove ministérios.

O Luo Shu é parte fundamental do I Ching, e o seu estudo compõe a abordagem matemática e numerológica na Natureza e da Mutação.

Para além de inúmeros outros conhecimentos astrológicos, matemáticos e metafísicos inseridos no Luo Shu, ele é utilizado até hoje como instrumento básico para a compreensão e o cálculo da qualidade e evolução da energia no Espaço ao longo do Tempo, nomeadamente nas técnicas da Escola San Yuan (Feng Shui Tradicional).

O Luo Shu e algumas de suas conotações energéticas, espaciais e temporais

O Luo Shu e algumas de suas conotações energéticas, espaciais e temporais

Maria João Bastos

Anúncios

2 ideias sobre “Luo Shu – diagrama do padrão de mudança energética no espaço-tempo

  1. Pingback: Época de quê? | Artes do Tao

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s