A Investigação dos Sinais Mutáveis

Lao Tzu

Lao Tzu

“Venerável Mestre, poderias nos instruir sobre como podemos cultivar a nós mesmos para que possamos ter contato com a verdade sutil do universo múltiplo?”

“Gentil príncipe, as pessoas cujo intelecto é notadamente desenvolvido, ou que são céticas em relação à verdade sutil, podem efetivamente restaurar a completude de sua mente por meio da integração dos elementos internos e externos de seu ser. O modo de realizar essa integração é aprender de que maneira evocar uma reação específica da energia sutil do universo. Um instrumento eficaz e que está disponível para as pessoas é a Investigação dos Sinais Mutáveis. Usando métodos específicos, com uma atitude mental não propensa aos cálculos, a pessoa pode descobrir as alternâncias sutis do yin e do yang que agem interiormente e influenciam todos os acontecimentos da vida. Para evocar uma manifestação exata da parte da energia sutil ao se investigar os sinais mutáveis, a pessoa deve regular a mente, de vez que uma mente regulada é o poder que manifesta uma reação acurada em termos físicos. Uma mente lúcida é a visão do ser, ao passo que uma mente confusa turva a verdadeira visão da pessoa.”

“Cada acontecimento único que ocorre no universo é um Tai Chi que contém yin e yang, e todos os acontecimentos individuais se combinam num grande evento que também é um Tai Chi. A alternância de yin e yang é a verdade inevitável do universo. Esse fenômeno natural é notadamente observável na alternância do dia e da noite; no entanto, em muitos aspectos da vida essa alternância não é tão fácil de observar. A Investigação dos Sinais Mutáveis é um método que nos ajuda a determinar como estar em harmonia com as leis sutis do universo em todas as atividades da vida. Os sinais mutáveis indicam a alternância de yin e yang em circunstâncias específicas; aprendendo a reconhece-las, classificá-las, compreendê-las e utilizá-las com a mente racional e também com a intuição, a pessoa talvez aprenda a lidar com todas as circunstâncias que ocorrem na vida. Contudo, esse é apenas o uso superficial da Investigação dos Sinais Mutáveis. O uso superior desses princípios está em utilizá-los para harmonizar todos os elementos do ser e tornar a um estado de unidade integral.”

“Gentil príncipe, os seres íntegros das comunidades primordiais da Terra não conheciam a discórdia, nem entre eles mesmos nem no que tange ao resto do mundo. Em todas as suas atividades, nada faziam que violasse a alternância sutil de yin e yang, mas viviam em harmonia com seu ambiente natural e social. Por conseguinte, não havia necessidade de criar métodos para obter a antevisão. Como o tempo passasse, no entanto, as pessoas começaram a se afastar de sua natureza íntegra, e tornou-se-lhes necessário praticar a Investigação dos Sinais Mutáveis, sobretudo ao tomar decisões sobre assuntos importantes, tais como a estratégia militar, as expedições de caça, o matrimônio e assim por diante. Com as informações que recebia da Investigação dos Sinais Mutáveis, eles estavam aptos a tomar decisões em harmonia com a lei natural, e, portanto, a evitar problemas e sacrifícios desnecessários.”

“Gentil príncipe, no universo múltiplo, a verdade superior conhecida como Tao é a única coisa que propicia grande constância. Tudo o mais é regido pela grande lei da transformação. O Tao imutável é a natureza constante e o Caminho Universal do universo; no entanto, nele está contida a variabilidade de milhares de coisas. Observando as mudanças em miríades de coisas, a pessoa pode vir a reconhecer a constância do Tao, pois que as coisas infinitas são apenas variações do único Chi universal. A essência profunda e sutil que está por trás de toda mudança é a constância. Gentil príncipe, com o cultivo do espírito, a consciência das alternâncias sutis de yin e yang se aguçam cada vez mais. Buscando o elemento imutável que está por trás de inúmeras flutuações, a pessoa pode descobrir a fonte de toda variação, a chave para a grande transformação. Dessa maneira, a pessoa se vale da variação para achar o imutável; quando este é descoberto, a pessoa pode acolhê-lo.”

“Unindo o ser à natureza constante e criativa do universo, a pessoa pode obter a maestria da grande lei da transformação em todos os âmbitos da vida. Eis como o Caminho Universal é descoberto, e o estado da dualidade transcendido. A mente inquieta e curiosa dissipar-se-á, e achará a verdadeira paz por meio da união completa com o Tao.”

“Gentil príncipe, se a mente de uma pessoa que usa o método de previsão da Investigação dos Sinais Mutáveis apresenta um desenvolvimento apenas parcial, os benefícios que essa pessoa colher serão por demais limitados. Ser motivado pelo desejo de saber apenas se se perderá ou ganhará algo na esfera material da vida é limitar-se com as cadeias do próprio interesse pessoal. Se esses métodos se tornam o instrumento do egoísmo, eles podem até mesmo vir a ser perigosos; contudo, se a mente da pessoa apresenta pleno desenvolvimento, e se essa pessoa usa o conhecimento sutil com o propósito de obter a Unidade, ela será alimentada pela compreensão da verdade total.”

“Gentil príncipe, quando começar o longo período de confusão, as pessoas hão de empreender grandes esforços, orientadas que serão apenas pelos próprios impulsos. Não haverão de se referir mais a métodos de prevenção para determinar se suas ações estarão em harmonia com a lei sutil; essa arte perder-se-á para as massas; não obstante, até mesmo nos tempos conturbados do futuro, as antigas artes de previsão serão um meio passível de teste para as pessoas voltarem à integridade de seu próprio ser. Ao desenvolver a capacidade de conhecer o futuro conhecendo as imagens sutis formalizadas na mente, as pessoas podem redescobrir como viver em harmonia e como controlar as tendências negativas da mente.”

“Os grandes sistemas para o exame de si mesmo dessa antiga tradição orientam todo o jovem a estudar e a buscar o desenvolvimento pessoal; tal é o preço de elevar-se a si mesmo. Se todo o sistema é estudado e seus princípios são compreendidos, a pessoa aos poucos logrará o domínio de toda a verdade, sabendo até mesmo das partes de um fenômeno que não aconteceram. Todo fenômeno é a consequência necessária de fatores decisivos externos e a imagem sutil na mente subjetiva. Não é difícil reconhecer a influência que ocorre por meio da harmonia ou da desarmonia entre a mente subjetiva e o fato objetivo.”

“Em diversas situações, as pessoas podem exercitar o livre-arbítrio para se envolver de um modo não totalmente desenvolvido; porém, se o livre-arbítrio é reconhecido, a responsabilidade do êxito e do fracasso pertence a alguém que exercita seu livre-arbítrio. Na maior parte das vezes, a pessoa deveria formar sua mente e seu futuro por meio do cultivo do espírito, do aprimoramento da personalidade e do hábito de adaptar as atitudes quanto a situações de desafio.

“Gentil príncipe, os sistemas de exame de si mesmo são apenas um aspecto da disciplina da flexibilidade dessa arte espiritual antiga. É importante lembrar que um bom método de previsão é um instrumento para ir além do domínio limitado da mente. Acima desse nível, está o oceano ilimitado e profundo do espírito, que não pode ser tocado pela mente. A obtenção desses níveis mentais e espirituais superiores requer extremo envolvimento e compromisso. Só por meio da total dedicação à evolução do espírito é que uma pessoa pode alçar-se à unidade integral da Origem Sutil, o Tao.”

in “Hua Hu Ching – Os Últimos Ensinamentos de Lao Tzu”,cap. 64,

Hua-Ching Ni, Ed. Pensamento

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s