O frio do inverno e a fitoterapia chinesa

Mais um inverno tem início no Hemisfério Sul, um novo ciclo Wu Hsing, os Cinco Movimentos da Medicina Tradicional Chinesa, desta vez o ciclo do movimento Água, relacionado ao Frio e aos Rins além do sabor salgado.

No Huang Di Nei Jing Su Wen, o Clássico de Medicina do Imperador Amarelo, é o período da natureza em que todas as coisas se recolhem, voltam para casa, e entram em um período de descanso. É o tempo em que o Yin domina o Yang, logo, deve-se preservar o Yang Qi, conservar e armazenar. Sem isso temos como resultado  o QI dos Rins ( Shen) afetado, podendo causar fraqueza, atrofia dos músculos e frieza interna na primavera que se manifesta em paralisa, artrites, ou mesmo degeneração de ossos e tendões pois o corpo acaba perdendo sua habilidade de abrir e mover na primavera.

O nosso Wei Qi, a defesa de nosso corpo, deve ser preservado para que o Frio externo não penetre e nos adoeça. Esse frio pode penetrar por hábitos e alimentação inadequados ao momento, como se expor ao tempo e ingerir bebidas geladas, por exemplo.

Quando somos invadidos pelo vento-frio, comum nessa época, primeiro temos as camadas externas atingidas , como o Pulmão (Fei) tendo como sinais e sintomas calafrios, secreção clara, febre baixa, início agudo, língua com saburra branca e pulso superficial. Nesse momento, as Ervas sudoriferas que eliminam condições externas são indicadas. De sabor picante, ou seja , de sentido centrífugo e ação sobre os poros, eliminando o patógeno que penetrou. E dentre elas usamos as amornantes como canela, gengibre, alho poró , anis estrelado e capim limão, por exemplo. Não só como chá mas também na alimentação.

Um fitoterápico chinês muito útil é o Gui Zhi Tang, composto por Gui Zhi (canela), Ba Shao (raiz de peônia branca), Sheng Jiang (gengibre), Gan Cão (raiz licorice) e Da Zao (fruto jujuba).

Mas para aquecer o corpo e manter o calor usamos a categoria de Ervas que Aquecem o interior  e Expulsam o frio, como canela, cravo gengibre e pimenta do reino.

Marta Hentzy

Deixe um comentário