“Pontos” de novos tempos

Ao criarmos este blog uma de nossas intenções era criar um espaço de trocas de idéias e também onde pessoas interessadas nas artes taoístas pudessem expor suas experiências.
Convidamos então desta vez Caroline Franco, uma jovem profissional de vasta experiência, uma jovem anciã chinesa:

image

Inserida nas práticas desenvolvidas pela Medicina Tradicional Chinesa, a acupuntura é um caminho muitas vezes procurado, após os pacientes terem acessado diferentes tipos de tratamento.
Vale ressaltar que tal prática traz consigo outras formas e mecanismos terapêuticos para prevenção, promoção da saúde e reabilitação. Estas práticas são tão importantes e relevantes no decorrer do tratamento quanto a própria acupuntura.
A Moxabustao, a utilização de ventosas, os exercícios terapêuticos, o tui na, são alguns dos exemplos que podem ser reverenciados igualmente à introdução das agulhas em pontos específicos de acordo com a necessidade de cada paciente. Os benefícios destas práticas são ferramentas propulsoras de mudanças na vida em sociedade e não excluem os benefícios que conhecimentos médicos modernos possibilitam, através do conhecimento e percepção do corpo em relação ao mundo interno e externo, a tomada de decisões com clareza e discernimento, a reconexao do ser com a natureza.
É importante ressaltar que quaisquer das racionalidades médicas são tão qualificadas quanto as práticas médicas institucionalizadas, portanto não existe melhor medicina e sim a trilha vitalista de cada uma delas além da demanda de cada paciente e cada processo particular que o norteará em suas escolhas.
Tais práticas integrativas igualmente com as anfitriãs do sistema de saúde, associadas à consciência de que o sistema precisa ser de saúde e não de doença, darão maior respaldo à sociedade, diversificado as possibilidades para o paciente realizar a escolha do caminho que irá trilhar para organizar seu corpo, suas emoções e, além disso, permitir a integração do seu ser como um todo. Sendo assim, a sugestão é a interação e integração entre tais técnicas para o objetivo ser muito além de tratar dores e desconfortos fisicos. O corpo é a ferramenta que o ser humano tem para interagir na Terra refletindo os movimentos do Céu e vice versa e as práticas corporais sugeridas pela Medicina Tradicional Chinesa auxiliam na qualidade e no refinamento desta interação.
Caroline Franco

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s