As Cavernas do Chi,um pouco sobre os Pontos da Acupuntura

images (8)Os pontos da Acupuntura possuem localização, ação e indicações e, muito mais do que meramente um efeito especifico sobre um sintoma, fazem parte de toda a concepção de Qi no organismo.
Esses pontos podem ser tonificados, drenados, alguns apresentam contra indicações a determinados estimulos ou à profundidade de inserção das agulhas e a relação de efeitos que produzem é muito extensa.
De nome Qi Xue, onde Xue significa “caverna” ou “orifício”, esses “Orificios de Qi” possuem nomes e localização específicos. Alguns relacionados a Yin e Yang, Qi ou Sangue, ou a órgãos, como por exemplo Xue hai “mar de sangue” ou BP-10 o décimo ponto do meridiano do baço-pancreas; ou como o Xinshu “shu do coração” ou B-15 o décimo quinto ponto do meridiano da bexiga.
Uns com nomes relacionados à anatomia como o Zusanli “três milhas da perna” ou E-36; ou então Danzhong “meio do tórax” ou VC-17.
Outros tem seu nome relacionado a geografia, meteorologia, etc. Como o Xiaxi “desfiladeiro estreito” ou VB-43 ou o Fengchi “reservatório do vento” ou VB-20.
Os pontos situados nos canais ou meridianos são bilaterais e somam 670.
Existem também os “pontos extra” que podem estar ou não localizados nos meridianos e os “pontos ashi” que são dolorosos à pressão.
Já os pontos relacionados aos microssistemas são localizados nas mãos, pés ou os usados na auriculoterapia.
Todos esses pontos, muito mais do que meramente curar uma doença em particular, são selecionados para remover bloqueios ao longo do canal e aumentar ou diminuir o fluxo do Qi. O acupunturista vai fazer a seleção mais adequada baseado no diagnóstico e seguindo a lógica do raciocínio de Yin/Yang e 5 Movimentos. Por exemplo, para uma pessoa que apresente Vazio de Qi do Pulmão um dos principais pontos a ser utilizado é o Taiyuan “abismo supremo” P9, o nono ponto do canal do pulmão que tem como uma de suas funções promover o aumento do fluxo de Qi neste canal.

Marta Hentzy

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s