Refrescando e digerindo

geloVerão, calor, sol, festas de fim de ano, excessos alimentares, excessos de bebidas…

Caramba, tudo em excesso. E a tendência de contrapor tudo isso com excesso de frio, com muito gelo e muito ar condicionado. Resultado: má digestão, sono ruim, enxaquecas, prostração,infecções, e muitas coisinhas mais.

O Verão, com seu extremo calor, na Medicina Tradicional Chinesa, justamente é um tempo de evitar os excessos. Os sintomas de desequilibrio energético causados pelo Calor de Verão são muito intensos, ainda agravados no fim de ano com excessos alimentares que geram Calor no Estomago e excessos de álcool que levam ao Fogo do Figado. E ai num surto queremos que tudo passe com toneladas de gelo!

Verão, hora de sabiamente procurarmos o que refresca, o que é leve, suave.

Buscarmos alimentos que nos libere desse excesso de energia quente: aipo, melancia, água de coco. Já falamos sobre isso aqui no blog.

Vai então uma dica gostosa e refrescante. O chá de cardamomo com hortelã é suave e refrescante, ele estimula o fluxo do Qi do Estomago ao mesmo tempo que remove as toxinas do Figado. Ferva 1 1/2 xícara de água e junte  6 sementes de cardamomo, torne a ferver por mais 2 minutos em fogo brando. Desligue o fogo, junte 1 colher de sopa de folhas de hortelã e abafe por 5 minutos. Coe e beba fresco. Se quiser adoce com um pouquinho de mel.

Boa digestão.

Marta Hentzy

cardamomohortela

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s