Os Rios de Qi

rio Amazonas

Pelo Pensamento Chines, o mesmo Qi que preenche todas as extensões do espaço preenche o corpo humano em correntes de fluxo, tais como rios, os Jing Luò.

O termo Jing foi traduzido como “meridiano” mas “canal” é a melhor e atual denominação; Luo tende a ser traduzido como “rede”. Juntos se referem ao tecido de condução do Qi ao longo do corpo humano.

“Os canais são vias por onde o fluxo de Qi e Xue ( Sangue) circulam, mantendo Yin e Yang em equilibrio.

Manuscritos de 200a.C. descobertos no sitio arqueológico de Mawangdui descrevem os precursores do sistema de canais usados na acupuntura. Em 100a.C. o Nan Jing descreve os 12 Canais Principais, além dos 2 Extraordinários, e a noção de que o Qi era um fenômeno com a caracteristica de ser circulante e que circulava no corpo todo. Essa noção sobre o sistema dos Jing permanece inalterada até a atualidade.

Pares e simétricos, duplicados dos dois lados do corpo em trajetos iguais, os 12 Meridianos Principais estão relacionados aos Wu Hsing e conduzem a energia nutridora, Yong Qi, formada a partir do Jing adquirido. Chamada “Grande Circulação”, constitui-se de 6 Canais Yin e 6 Canais Yang; são Yin os seguintes canais: Pulmão, Baço, Coração,Rim, Pericárdio e Figado. E Yang são: Intestino grosso, Estômago, Intestino delgado, Bexiga, Triplo aquecedor e Vesicula biliar.

Os 2 Meridianos Extraordinários são o Vaso Concepção e Vaso Governador, situados respectivamente nas linhas medianas anterior e posterior do tronco. chamada “Pequena Circulação”, conduz a Yuan Qi, ou Energia Ancestral.

O Qi circula nos canais Yin seguindo em direção ascendente, enquanto nos canais Yang segue em direção descendente. E assim como ocorre no fenômeno das marés dos oceanos, existe um minimo e um máximo de fluxo de Qi em cada um dos canais ao longo de um ciclo diário.

Cada canal também possui um número estabelecido de pontos ao longo de seu trajeto, cada um deles com localização detalhada e funções especificas, e que são utilizados na Acupuntura para acessar e regular esses canais.

Meridianos

Marta Hentzy

Deixe um comentário