Hua Tuo e o Wu Qin Xi Qi Gong

Hua TuoHua Tuo (145 – 208a.C. aproximadamente), famoso médico chines da Dinastia Han Oriental (184 – 220a.C.), versado não apenas em acupuntura mas também em dietética, fitoterapia e dao yin. Criou uma droga anestésica, Mafei San, cuja fórmula se perdeu mas que provavelmente era  morfina , com a qual realizou inúmeras cirurgias abdominais onde o paciente permanecia anestesiado

É considerado um Shen Yi, ou “Médico Divino”, e em sua homenagem uma série de 34 pontos paravertebrais usados na Acupuntura são chamados de “Hua Tuo Jiaji”.

Seus escritos se perderam, porém um registro de um de seus discipulos, Wu Pu, assinala: “O corpo humano precisa de esforço, mas ele não deve ser levado ao limite. o movimento dos membros facilita a absorção dos alimentos e permite que o sangue flua livremente impedindo que a doença ocorra.”

Seu grande legado ao Qi Gong foi o Wu Qin Xi, ou Exercicio dos 5 Animais, de acordo com os movimentos do tigre (madeira), macaco (fogo), urso (terra), garça (metal) e veado (água);  cujo objetivo é fortalecer o corpo e aumentar a vitalidade para prevenir doenças.

Wu Qin XiAo longo do tempo surgiram muitas variações dessa forma de Qi Gong , que consiste não só em imitar os movimentos dos animais mas também seus comportamentos e expressões.

Marta Hentzy

Anúncios

2 ideias sobre “Hua Tuo e o Wu Qin Xi Qi Gong

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s