A Pequena Circulação de energia é uma pratica milenar que visa aprender a coletar e distribuir o Qi através dos Grandes Vasos, Du Mai e Ren Mai para criar um “elixir” de energia e saude dentro do corpo. Esta pratica tradicionalmente deve ser feita na postura basica, Wu Qi, mas também pode ser feita nas posições sentada ou deitada, e tenho observado muitos resultados positivos como recurso para quem esta convalescendo. Também pode ser praticada com os braços em movimento, acompanhando o ritmo da respiração ou parada, como uma meditação.
Na Medicina Tradicional Chinesa, além dos 12 Meridianos existem também os 8 Vasos Maravilhosos, sendo que 2 são de extrema importancia: Du Mai e Ren Mai. O Vaso Maravilhoso Du Mai é o Mar da Energia Yang e começa a meia distancia entre a ponta do coccix e o anus, sobe para o sacro, passa pela linha media posterior sobre a coluna vertebral e termina no labio superior. Já o Vaso maravilhoso Ren Mai é o Mar da Energia Yin e começa no perineo, sobe pela linha media anterior e termina abaixo do labio inferior.
Para a postura Wu Qi, na posição em pé deixe os pés paralelos e ligeiramente afastados um do outro. Os joelhos devem estar levemente flexionados, o quadril encaixado, a coluna reta, os braços soltos ao longo do corpo com as palmas voltadas para dentro. A lingua deve tocar levemente a região do céu da boca que fica atrás dos dentes. Verifique se seu corpo está com o peso uniformemente distribuido sobre seus pés. Respire de uma maneira leve e ritimada, usando também o abdomen. Busque um ponto de foco no horizonte, ou se preferir feche levemente os olhos.
Mantendo esta postura, leve as mãos para a região abaixo do umbigo, o Tan Tien ou “Campo do Elixir” tocando o centro de uma mão com o polegar da mão oposta, local de um ponto muito importante: Lao Gong ou Palacio do Trabalhador. Os homens devem colocar a mão direita sobre a esquerda. As mulheres colocarão a mão esquerda sobre a direita.
A partir dai, focalize sua atenção no Tan Tien e inspire. Mentalize o ar passando da região abaixo do umbigo para o perineo, dai para o coccix, subindo pela coluna , base do cranio e topo da cabeça. Expirando mentalize agora o ar descendo pela linha media anterior do corpo até o Tan Tien. Repita 30 vezes se for possivel, no inicio talvez va se enrolar um pouco, é normal. Gravidas devem evitar esta pratica e mulheres em periodo menstrual o melhor é interrompe-la durante o ciclo.
Existe também uma versão de respiração invertida para esta pratica. Fica para um proximo momento.
Marta Hentzy
Gostei muito das informações e gostaria de saber como é a versão invertida da respiração.
Olá Jane, que bom que gostou mas a intenção aqui é que pratique senão se torna apenas mais uma informação.
Mais adiante teremos um post sobre o seu interesse.