O Cavalo de Fogo e a Medicina Tradicional Chinesa

Ano 4723 do Calendário luno- solar chinês, ano do Cavalo de Fogo ( Bing Wu). A composição do Tronco celeste Bing ( Fogo Yang) com o Ramo terrestre Wu ( Cavalo, Fogo Yang) traz a configuração energética representada pelo Hexagrama Li, o Aderir, cuja imagem é o trigrama fogo repetido.

O trigrama Fogo, representado no conceito dos Cinco Movimentos é associado ao verão e a cor vermelha , ao sabor amargo, abriga a mente ( Shen) , cuja emoção é a alegria. Se manifesta na língua, na fala e  na circulação sanguínea.

Fogo, o movimento mais Yang de todos, é o Coração ( Xin), o Intestino delgado ( Xiao Chang), o Pericárdio ( Xin Bao)  e o Triplo aquecedor (San Jiao).  O Coração (Xin), segundo o Nei Jing Su Wen (o Clássico de medicina interna do Imperador Amarelo) é soberano a todos os órgãos e representa a consciência do próprio ser. É o responsável pela inteligência, sabedoria e transformação espiritual.

O Fogo é uma forma extrema de calor, mais sólido e tende a se mover e a secar mais. O Fogo tem movimento ascendente, podendo afetar a mente mais que o calor gerando sintomas como, por exemplo, ansiedade, insônia, úlceras bucais ou alterações mentais. Mas também pode afetar os intestinos, ressecando as fezes e causando constipação.

Esse ano de fogo intenso pode ser desfavorável para as pessoas com o fogo predominante e vários sinais e sintomas podem aflorar com frequência, desde garganta dolorosa, dor no peito, dores abdominais, estomatites, diarréia , até surdez e inquietação, entre outros.

Excesso de alimentos de sabor amargo, tais como café, chocolate e cacau deve ser evitado pois podem exacerbar a energia do coração (Xin).

Na relação dos Cinco Movimentos a relação Água -Fogo pode ser desfeita pelo excesso de Fogo. Como o Movimento Água se relaciona aos Rins (Shen) , sede da medula, cérebro e sistema nervoso, os casos de hipertensão arterial, problemas urinários , desordem mental  podem aumentar , portanto devemos prestar atenção em casos de psicopatias de tipo yang (delirantes).

Ainda em relação aos Cinco Movimentos, o excesso de Fogo debilita o Metal, Pulmão ( Fei) e Intestino grosso ( Da Chang) favorecendo o aparecimento de patologias respiratórias como tosse com expectoração  amarela  ou patologias de pele e intestinais.

Por fim, a relação mãe -filho pode levar ao Fogo aquecer a Terra, atingindo Estômago (Wei) e Baço ( Pi), sendo desfavorável para aqueles com Terra frágil, se manifestando com questões digestivas, obesidade e síndrome metabólica.

A procura por movimentos leves como yoga e qi gong, meditação, atividades leves e lúdicas, terapias, alimentação leve e fresca, caminhadas, evitando o sedentarismo e relações difíceis são mecanismos que podem ajudar muito na manutenção da saúde neste período, já que a simbologia desse ano é um cavalo selvagem, indomado, que é puro e intenso movimento e se faz prudente ter clareza e tranquilidade para aproveitar a energia de inovação.

Feliz Ano do Cavalo de Fogo a todos!

Marta Hentzy

Deixe um comentário