No Calendário Taoista (ou calendário dos ciclos sexagenários) as combinações possíveis entre as energias do Céu (Troncos Celestiais) e as energias da Terra (Ramos Terrestres) repetem-se a cada sessenta anos1. Assim, a composição energética deste ano, Yi Si – Serpente de Madeira Yin, aconteceu anteriormente em 1965.

Uma recente declaração pública de Bob Dylan sobre a falta de liberdade de expressão nos Estados Unidos da América me alertou para o fato de que ele, a incessante voz inflamada de marchas anti-guerra e protestos pelos direitos civis do início da década de sessenta, em 1965 resolveu calar sua voz dos movimentos de caracter político. Agora, sessenta anos depois, volta a fazer-se ouvir: “Quando o direito de falar é sufocado, a arte murcha e entramos em uma era de trevas.” Este episódio me despertou a curiosidade de olhar mais de perto esse país em 1965 e hoje, mesmo que o atual ano Serpente de Madeira Yin esteja ainda na sua nona Lua (de doze).
Tanto Lyndon B. Johnson (1965) como Donald J. Trump (2025) presidiram um EUA violento, conturbado e sob a influência do sentimento de medo. Ao mesmo tempo, um país entusiasticamente empenhado na exploração espacial.
EAU 1965 – Lyndon B. Johnson,
- em plena guerra fria, enfrenta ainda a reação pública ao aumento das tropas americanas no Vietnam e os embates acirrados dos movimentos sociais (Ku Klux Klan X seguidores de Luther King;
- seu governo (“Great Society”) estava comprometido em restaurar a calma social, eliminar a pobreza, reduzir a injustiça racial e expandir o bem-estar social e o papel do governo federal;
- assinou a Lei da Seguridade Social (criando o Medicare e Madicaid)
- assinou a Lei dos Direitos ao Voto (proibindo práticas discriminatórias de votação);
- estabeleceu a Lei de Imigração baseado em habilidades e reunificação familiar, incentivando a imigração;
- enviou a Guarda Nacional ao Alabama contra a vontade do governador com o objetivo de proteger dos segregacionistas os manifestantes da terceira Marcha de Selma a Montgomery (25.000 ativistas dos direitos civis liderados por L. King) .
EUA 2025 – Donald J. Trump,
- idólatra subserviente de Putin, desencadeia escalada de subversão constitucional e investe em constranger a opinião pública contrária aos seus anseios totalitários;
- seu governo (“One Big Beautiful Bill”) reduz impostos para as grandes empresas e as classes mais ricas através de cortes aos apoios sociais do governo e incentivo às privatizações;
- reduz drasticamente o acesso aos serviços de saúde e apoios alimentares;
- reconfigura mapas eleitorais no intuito de diminuir a influência do voto afro-americano;
- exerce iegal, violenta e abusiva perseguição e deportação de imigrantes militarizando o Serviço de Emigração;
- envia a Guarda Nacional a Los Angeles, contra a vontade do governador da Califórnia com o objetivo de “proteger as instalações do ICE” e aplacar os pretensos “distúrbios civis” que estavam “incendiando a cidade”.
Embora esses dois espaços temporais tenham ocorrido sob a influência de diferentes Exercícios (1965 Exercício Metal; 2025 Exercício Fogo), é possível perceber padrões semelhantes nos acontecimentos desses períodos, mesmo que alguns deles se apresentem em polaridades opostas, como duas faces de uma mesma moeda.
Maria João Bastos
