Aspectos gerais do Feng Shui para o ano da Serpente de Madeira Yin (2025-2026)


Yi Si, o ano 4.722 do calendário lunissolar chinês que se inicia dia 29.01.2025 e termina 16.02.2026 é popularmente denominado ano da Serpente de Madeira Yin.

Na escola tradicional de Feng Shui das Estrelas Voadoras (Xuang Kong Fei Xin), falar em aspectos gerais do Feng Shui para determinado período de tempo é sempre impreciso, já que isso se resume a uma análise parcial de um sistema orgânico complexo. Por isto, é importante esclarecer que as influências aqui destacadas através das características de algumas estrelas1 anuais não deverão ser efetivamente consideradas sem uma avaliação mais aprofundada do mapa energético completo de cada imóvel, da estratégia de ocupação dos espaços e das características dos imóveis e de seus ocupantes.

A qualidade de todas as estrelas ativas nas construções sofrem alternância na sua polaridade (positiva x negativa) ao longo do tempo. Esta alternância é definida pela influência de um ciclo energético denominado Exercício2, com vinte anos de duração. O ciclo dos Exercícios evolui segundo momentos definidos, mas a influência de cada Exercício se manifesta de forma gradualmente crescente no seu momento inicial, atinge seu clímax durante o seu período médio de duração e depois decresce ao final do tempo de vigência. Com a entrada de cada novo Exercício, a troca de polaridade de algumas das estrelas muda sua interferência na composição energética de cada aposento de um imóvel, originando a necessidade de reavaliação da estratégia de ocupação dos espaços e a conveniente alteração do destino dos mesmos em função do uso.

Jia Chen (10.02.2024 a 28.01.2025) foi o primeiro ano do Exercício Nove, cuja energia é Fogo. O ano Yi Si ainda pode ser considerado um momento de transição entre Exercícios e, por conta disto, algumas estrelas poderão exercer sua influência de forma instável. É o caso da estrela anual Dois Preto (Terra Yin, em polaridade positiva recente), que este ano ocupa o palácio central do quadrado mágico3, em substituição da estrela Três Jade (Madeira Yang, em polaridade negativa). Como a energia do novo Exercício (Fogo) reforça favoravelmente a estrela Dois Preto (Terra Yin), pode-se esperar que sua influência só agora comece a se manifestar mais na polaridade positiva, diminuindo sua influência desfavorável sobre a saúde e a questão do isolamento social, e passe a incentivar uma disposição pessoal mais suave, aberta, tolerante e agregadora, além de atrair prosperidade patrimonial e financeira, e incentivar os nascimentos.

A energia Três Jade (em polaridade negativa), que no ano anterior ocupava o palácio central do quadrado mágico, passa agora a influenciar sobretudo o líder do grupo de usuários de um imóvel (cabeça da família, provedor, pai, líder, chefe, etc). Ela se manifesta como espoleta, força inicial, incitadora e inquieta, e sua ingerência (enquanto polaridade negativa) poderá reforçar uma iniciativa pessoal mais impulsiva, agressiva e intolerante, em oposição à tendência geral da comunidade de usuários da edificação.

Interessante observar como a energia de um imóvel pode refletir a composição atual de forças de cada “cômodo” (país) do planeta. Esperemos que esta força motriz dos que lideram este ano os espaços construídos, iniciadora de mudanças e movimentos, se associe à energia do conjunto de usuários por convicção de que o conjunto é mais importante do que o indivíduo isolado…

Maria João Bastos

  1. No Feng Shui Xuang Kong Fei Xin (Estrelas Voadoras) “estrela” é a denominação das energias ativas nas construções, que se deslocam no espaço ao longo do tempo. ↩︎
  2. Vide, a respeito, https://artesdotao.com/2020/04/01/tic-tac-tic-tac-tic/ ↩︎
  3. O palácio central do quadrado mágico equivale à área energética central de um imóvel, e influencia a todos os usuários do mesmo. ↩︎

Deixe um comentário