
Dragão de Madeira Yang é a denominação em português do ano Jia Chen, ano 4.721 do Calendário Taoista do Imperador Amarelo, que tem início dia 10 de fevereiro de 2024 do Calendário Gregoriano, e se estenderá até ao dia 28 de Janeiro de 2025.
Jia, o Tronco Celeste do ano, tem a qualidade da Madeira Yang e pode ser representado pelo Trigrama Trovão, o Incitar. Chen, Ramo Terrestre do ano, tem a qualidade da Terra Yang e pode ser representado pelo Trigrama Montanha, a Quietude. Ambos são Yang, portanto não se complementam; além disso, são teimosos e antagonicos, pois um representa movimento brusco e decidido para o alto (trovão) e o outro representa a imobilidade (rigidez interior) e o peso que a força da gravidade direciona para baixo (montanha).
Estes aspectos já indiciam que o período do ano provavelmente será tenso, movimentado, e desarmonioso, o que pode incluir desavenças, não apenas pessoais, mas inclusive a nível internacional…
Pelo fato de Jia prevalecer sobre Chen, diz-se que o Dragão está sendo atacado pela Madeira. Quando a Madeira prevalece sobre a Terra, ela a desagrega, desgasta e enfraquece, o que sugere que pode haver movimentos de terra (rupturas, tremores e terremotos), inundações, e outros tipos de fatalidades ambientais, incluindo climáticas. Mas também pode ser um bom ano para atividades agrícolas…
Quando analisamos pela ótica do Feng Shui, a composição energética anual apresenta no Palácio Central do Quadrado Mágico (área energética que influencia a todos em qualquer imóvel) uma composição equivalente. Mas, neste caso, uma relação menos contundente uma vez que é Madeira Yang, sobre a Terra neutra (Cinco Amarelo). Ainda assim, a impulsividade estará acirrada, assim como a irritabilidade, e seria proveitoso cultivar a tolerância, a receptividade e a colaboração.
Ainda sob o ponto de vista do Feng Shui, a energia anual que vem influenciar o cabeça da família, o pai, o chefe, líder, sugere e/ou facilita a reorganização/restruturação do grupo após um ano instável e sujeito a imprevistos prejudiciais; e provavelmente será um ano em que as mulheres (adultas e até idosas) se movimentarão mais e se destacarão de alguma forma.
Estas mudanças energéticas que ocorrem relacionadas ao ciclo anual acontecem ao final de todos os diferentes ciclos energéticos que compõem a conjuntura energética a que estamos sujeitos*. As alterações dão-se de forma gradual, e o período de tempo para o processo de mudança na qualidade energética de cada ciclo é proporcional à duração de cada ciclo completo.
É interessante ressaltar que neste ano Jia Chen a relação da natureza Tronco Celeste x Ramo Terrestre (nivel de grandeza macro) é semelhante (senão igual) à relação da natureza das duas energias do Palácio Central do Quadrado Mágico (nível de grandeza micro). Além disso, completamos o ciclo anual juntamente com o ciclo do Exercício (vinte anos).
Que sejam para melhor as mudanças na composição energética a que o planeta passará a estar sujeito!
Maria João Bastos
