Panc na Fitoterapia Chinesa?

Hoje ganhei esse belo ramo de beldroega e achei que valia a pena escrever um post sobre essa plantinha saborosa.

Beldroega, Portulaca oleracea, uma Panc ( planta alimentícia não convencional) deliciosa, com muitos usos culinários e terapêuticos.

Planta rasteira, com propriedades diuréticas, antiinflamatórias e antioxidantes, além de grande fonte de Omega 3 e eficiente no controle dos níveis de glicose e triglicerideos no sangue.

Excelente para reduzir as inflamações nas articulações , em úlceras e diminuir hipertensão. Pode ser usada na alimentação, em sopas, saladas, etc. Ou em chá, ou também como emplastro de talos e folhas para ajudar na cicatrização de feridas.

Em chinês Ma Chi Xian, erva de natureza azeda e fria, com ação no intestino grosso e fígado. Categoria: ervas que eliminam calor e toxinas. Usada em padrões de calor e toxinas nos intestinos ou na pele, além de calor-umidade na bexiga. Elimina calor no canal do fígado e calor-umidade do exterior. Tais padrões possuem sintomas como: diarréia com pus e sangue, taquicardia, vermelhidão face, hipertensão, impetigo, febre, prostração, ardência vaginal, corrimento amarelo, infecção urinária, hemorróidas, constipação, sangue vivo nas fezes, abcessos, erisipela.

Usar com muito cuidado em pessoas com deficiência de Qi do baço pois sendo fria e drenante vai causar desconforto abdominal e diarréia. É contra-indicada na gravidez pois pode descender o Qi do útero causando abortamento, mas muito eficiente para deter sangramento no pós parto.

Na China é usada para prevenir surtos de diarréia bacteriana pois diminui Shigella sp. e Salmonella sp por ingestão de água contaminada. Tem ação sobre Staphylococcus aureus.

Marta Hentzy

Deixe um comentário